Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de maio de 2020

MATEMÁTICA 5º ANO


Roteiro de Atividades 5ºAnos

Realizar as atividades 2.1 (pagina 16) e 2.2 (pagina 17) da sequencia 2, do EMAI.

Resolver as situações problema a seguir em seu caderno de matemática:

ATIVIDADE 1
Igor e Ana Clara entraram em um ônibus com outros 43 passageiros. Ao parar em um ponto, 12 passageiros desceram e subiram outros 15. Ao partir desse ponto, quantos passageiros estavam no ônibus?

ATIVIDADE 2
Fabrício foi visitar seu avô no mês de julho. Eles foram ao pomar e Fabrício colheu várias laranjas na terça-feira. Na quarta-feira ele colheu 258 laranjas e verificou que nesses dois dias colheu um total de 415 laranjas. Quantas laranjas ele colheu na terça-feira?

ATIVIDADE 3
No mês de outubro, na escola “Mundo da Criança”, há muitas festividades. A turma de Júlio está participando da organização de uma festa e precisa resolver algumas situações. Ajude-os:

a) No período da manhã, a escola tem três quintos anos, o 5º ano A com 33 alunos, o 5º ano B com 28 e o 5º ano C com 32 alunos, que assistirão ao show dos palhaços. Quantos alunos devem assistir ao show?

b) No período da tarde, o show será visto por alunos de quatro classes, o 5º ano D com 27 alunos, o 5º ano E com 26 e os 4º anos B e C com 29 e 28 alunos, respectivamente. Quantos alunos assistirão ao show no período da tarde?

c) Em qual dos períodos haverá mais alunos participando dessa atividade? Quantos a mais?
ATIVIDADE 4
A professora de Pedro propôs um desafio para a turma. Formulou 9 problemas, ajude - o a resolver.

a) Em uma escola há 350 meninos e 285 meninas. Quantas crianças há nessa escola?

b) Em uma escola de 385 alunos, há muitos meninos e 153 meninas. Quantos são os meninos?

c) Em uma escola de 472 alunos, 189 são meninos. Quantas são as meninas?

d) Ana tinha 315 figurinhas e ganhou 120 em um jogo. Quantas figurinhas ela tem agora?

e) Maria tinha algumas figurinhas. Ganhou 50 no jogo e ficou com 215. Quantas figurinhas Maria tinha inicialmente?

f) Fernando tinha 225 figurinhas, ganhou algumas e ficou com 525. Quantas figurinhas ele ganhou?

g) No início de um jogo, Paulo tinha algumas figurinhas. No decorrer do jogo ele perdeu 53 e terminou com 110 figurinhas. Quantas figurinhas ele possuía?

h) No final de um jogo Ricardo e Luís conferiram suas figurinhas. Ricardo tinha 310 e Luís tinha 110 a mais que Ricardo. Quantas eram as figurinhas de Luís?

i) Rubens e Jonas contaram suas figurinhas, Rubens tinha 300 e Jonas 566. Quantas figurinhas Rubens deverá ganhar para ficar com a mesma quantidade de Jonas?


Atividades Semana 23 a 27/03

Atividade 1. Problemas com dinheiro

Situação problema 1. No caminho do trabalho de Paulo há uma Casas Belém que todos os dias tem ofertas. Ontem ele resolveu entrar e verificar quais eram as ofertas do dia.



A) Caso resolva comprar 2 dos produtos que estão em oferta, quais são as possíveis compras que Paulo poderá fazer e que valor pagará em cada uma delas? Registrem-nas.
B) Caso resolva adquirir esses produtos a prazo, qual seria a prestação mensal que Paulo pagaria?
C) Se tivesse dinheiro para comprar a TV e o celular a vista, Paulo teria alguma vantagem? Se afirmativo, qual seria ela?

Situação problema 2. Uma pessoa tem várias cédulas de R$ 1,00 / R$ 5,00 / R$ 10,00 e R$ 20,00. Preencha a tabela com o número de cédulas com que poderia pagar suas contas sem ter troco para receber.



Qual cédula foi usada o maior número de vezes?  ______________________
Depois iremos comparar seus registros com os dos colegas e verificar se existem outras possibilidades além das que você já pensou. Quais são?

Atividade 2. Realizar as atividades das 2.3 (pagina 18) e 2.4 (pagina 19) da sequencia 2, no EMAI.

Atividade 3. Desafio Matemático, descubra o que se pede. 




































Atividades Semana 31/03 a 03/04

Atividade 1. Realizar as atividades das 2.5 (página 20) e 2.6 (página 21) da sequência 2, no EMAI.

Atividade 2. Resolva as operações abaixo:

A)      1465 + 386 +2014
B)      939 + 28 + 1015
C)      2836 + 1957
D)      3351 + 10. 528 + 949
E)      158 + 836 + 3069
F)       8250 + 636 + 82
G)     234 – 146
H)     707 – 259
I)        1030 – 864
J)        2328 – 1436
K)      10.259 – 7832
L)       12.301 – 9287
M)    124 x 12
N)     246 x 9
O)     1217 x 8
P)      2465 x 20
Q)     964 x 15
R)      317 x 12
S)       179 x 23
T)      675 : 32
U)     1476 : 12
V)      2954 : 14
W)   421 : 21
X)      1682 : 16
Y)      4317 : 6
Z)       981 : 9

Atividade 3. Desafio Matemático, descubra o que se pede. 

Atividade 04/05
Atividade.   Sequência 3 - faça as atividades 3.1 e 3.2, das páginas 22 e 23 do EMAI.

Atividade 05/05

Atividade.   Sequência 3 - faça as atividades 3.3 e 3.4, das páginas 22 e 23 do EMAI.

Atividade 06/05

Atividade 1. Propriedades da adição, probleminhas das páginas 46-47, do livro "Vem voar" de matemática. 
Atividade 2. Multiplicações e divisões por números de dois algarismos, probleminhas das páginas 72-73, do livro "Vem voar" de matemática. 

Atividade 07/05

Resolva as situações problemas abaixo no seu caderno:

1. Ana tinha uma quantia, ganhou R$75,00 e ficou com R$108,00. Quanto Ana tinha?

2. Rodrigo tinha certa quantia, comprou um livro por R$ 28,00 e ficou com R$75,00. Quanto ele tinha?Observe os produtos em promoção.

3. Faça arredondamentos, calcule mentalmente e determine os valores aproximados em milhares de reais, caso comprassem estes produtos:

a) Geladeira e computador
b) Automóvel e geladeira
c) Computador e automóvel
d) Os 3 produtoS

4. A distância entre as cidades de São Paulo e Belo Horizonte mede 586 km. Um caminhoneiro percorreu 198 km deste trecho. Quantos km ainda faltam aproximadamente para ele concluir este percurso? Para responder esta pergunta é necessário fazer uma subtração 586 – 198. Faça arredondamentos para as centenas mais próximas, calcule mentalmente 600 -200 = ­­­­­­­­ ________ , ou seja, faltam aproximadamente ________ km para completar o percurso.

5. Arredonde cada número para ordem mais próxima da ordem destacadaS:
a) 707295
b) 50453
c) 126826
d) 389878
e) 799888
f) 144739

Atividade 08/05

Atividade.  Fazer as atividades 3.5 e 3.6 nas páginas 26 e 27, do EMAI. 

Atividade 11/05

Atividade.   Sequência 4 - faça as atividades 4.1 e 4.2, das páginas 30 e 31 do EMAI.

Atividade 12/05


Atividade.   Sequência 4 - faça as atividades 4.3 e 4.4, das páginas 32 e 33 do EMAI.

Atividade 13/05


Atividade 1.   Sequência 4 - faça a atividade 4.6, das páginas 35 e 36 do EMAI.
Atividade 2.  Faça as atividades "Múltiplos", das páginas 48-49, do livro "Vem voar" de matemática.

Atividade 14/05

Atividade 1.   Sequência 5 - faça a atividade 5.1 e 5.2, das páginas 37 e 38 do EMAI.

Atividade 15/05

Observação: Durante a aula, vocês pediram para fazer a 5.3, se por acaso não realizaram ontem, façam esta atividade hoje, junto com as atividades abaixo!


Atividade 1.   Sequência 5 - faça a atividade 5.4, 5.5 e 5.6, das páginas 40, 41 e 42 do EMAI.

Sugestão de atividade:  brincar com os familiares com a atividade 4.5, Carta na Testa. Esta atividade é uma forma divertida de aprender a tabuada. 

Atividade 18/05

Atividade 1.   Faça a atividade 8.1das páginas 56 e 57 do EMAI.


Atividade 19/05


Atividade 1.   Faça a atividade 6.1 e 6.2das páginas 43 e 44 do EMAI.
_______________________________________
2º Bimestre

Atividade 08/06

Atividade 1.   Faça as atividades 6.3 e 6.4das páginas 45 e 46 do EMAI.

Atividade 09/06

Leia e observe com atenção as explicações a seguir, depois faça as atividades pedidas abaixo das imagens:






Atividade 1.   Faça as atividades 7.1, 7.2 e 7.3 das páginas 49, 50 e 51 do EMAI.

Atividade 10/06


Atividade 1.   Faça as atividades da página 64, do livro Vem Voar de Matemática. 
Atividade 2. Faça as atividades 7.4, 7.5 e 7.6das páginas 52, 53 e 54 do EMAI.

Atividade 15/06

Atividade 1. LEIA atentamente a explicação sobre os números decimais e depois FAÇA as atividades abaixo: 




Atividade 16/06


Atividade 1.   Faça as atividades da página 92-93, do livro Vem Voar de Matemática. 

Atividade 2. Faça as atividades abaixo, em seu caderno.


Atividade 18/06

Atividade 1. Faça as divisões abaixo e confira os resultados fazendo a PROVA REAL: 

A) 1573:3
B) 964:8
C) 365:5
D) 1273:12
E) 2658:15
F) 3704:13
G) 4650:20
H) 5175:25
I) 276:9
J) 2068:16

Atividade 19/06

Atividade 1. Resolva as divisões abaixo, tente usar o método de decomposição e confira os resultados fazendo a PROVA REAL: 

A) 306:6
B) 1004:2
C) 2014:4
D) 3108:15
E) 806:3
F) 1038:9
G) 1406:12
H) 2020:8
I) 4106:7
J) 5104:3

Atividade 22/06

Atividade 1. Resolva com atenção as situações problemas: 

1) Um auditório tem 1190 poltronas com 34 delas em cada fileira, quantas fileiras há no total nesse auditório?

2) Com uma lata de leite condensado, fazemos 30 brigadeiros, para fazer 450, quantas latas precisaremos?

3) O comprimento de um fio de metal necessário para produzir um prego é 25 cm. 
a) Quantos metros de fio de metal será necessário para produzir 320 pregos?
b) Quantos pregos serão produzidos com 500 metros desse fio de metal?

4)Renato colheu 1512 kg de laranjas e precisa distribuí-las em sacos com 18 kg. Quantos sacos serão necessários?

5)Para enfeitar um pacote, Marilda gasta 85cm de fita. 
a) Quantos pacotes enfeitará com 510 cm de fita?
b) E com 1020 centímetros? 

Atividade 23/06


Atividade 1. Faça as atividades 9 e 10, das páginas 12, 13 e 14, da apostila Aprender Sempre de Matemática. 

Atividade 29/06
Atividade 1.  Probleminhas Juninos: 
1) Aline estava separando os ingredientes para fazer uma receita do bolo para sua festa junina, mas percebeu que o bolo ficaria pequeno, então resolveu fazer numa forma maior. Observe a imagem abaixo: 


Como ficaria a receita se Aline resolver dobrar o tamanho do bolo?

2) Aline pensou que se aumentasse a receita do bolo, teria que aumentar a receita do chocolate quente. Como ficaria a receita se Aline resolver triplicar a quantidade de chocolate quente? Observe a imagem abaixo para resolver esse problema:






























Atividade 30/06

Atividade 1.  Probleminhas Juninos: 
 Para enfeitar a escola cada turma colaborou com a confecção de 85 bandeirinhas coloridas; sabendo que a escola tem 18 turmas no horário da manhã e 15 turmas no horário da tarde, respondas as atividades a seguir.
a) Quantas bandeirinhas foram confeccionadas no período da manhã?
b) Quantas bandeirinhas foram confeccionadas no período da tarde?

c) Qual foi o total de bandeirinhas confeccionadas nos dois períodos?

Atividade 2. Elaborando tabelas e gráficos. 
 Em turma, vamos responder quais são nossas comidas juninas prediletas? Vocês devem escolher entre as opções: PIPOCA; PAÇOCA;BOLO DE FUBÁ ou DE MILHO;CANJICA; ARROZ DOCE; CURAU; COCADA;DOCE DE ABÓBORA; PÉ DE MOLEQUE.

 Depois de fazer o levantamento da quantidade de "votos"que cada prato típico recebeu, montaremos uma tabela e um gráfico de barras com essas informações.

Atividade 01/07

Atividade 1. Retomando os estudos sobre frações façam as atividades abaixo no seu caderno. 




Atividade 02/07

Atividade 1. Faça as atividades 8.4, 8.5 e 8.6 das páginas 60, 61 e 62 do EMAI.




Atividade 03/07

Atividade 1. Faça as atividades 9.1e 9.2 das páginas 63 e 64 do EMAI.


Atividade 06/07

Atividade 1. Faça as atividades 8.2 e 8.3, das páginas 58 e 59, do EMAI.

Atividade 07/07

Atividade 1. Faça as atividades Quociente Decimal das páginas 90-91, do livro Vem Voar de Matemática.

Atividade 08/07

Atividade 1. Faça as atividades 9.3 e 9.4 das páginas 65 e 66 do EMAI.

Atividade 09/07

Atividade 1. Faça as atividades 9.5 e 9.6 das páginas 67 e 68 do EMAI.

Atividade 13/07

Atividade 1. Faça as atividades 11.1, 11.2 e 11.3 das páginas 74,75 e 76 do EMAI.

Atividade 14/07

Atividade 1. Faça as atividades 11.4, 11.5 e 11.6 das páginas 77,78 e 79 do EMAI.


Atividade 15/07

Atividade 1.  Faça as atividades Números Decimais das páginas 76-77 do livro Vem Voar


Atividade 16/07

Atividade 1. Faça as atividades Mais Frações das páginas 84-85 do livro Vem Voar

Atividade 17/07

Atividade 1. Faça as atividades Comparando números decimais, das páginas 88-89 do livro Vem Voar


Atividade 20/07

Atividade 1. Faça as atividades "Retomando estudos de frações" e "Frações e Medidas", das páginas 65/70 e 71, do livro Vem Voar.


Atividade 21/07

Atividade 1. Faça as atividades "Números decimais e Medidas", das páginas 78 e 79, do livro Vem Voar. 


Atividade 23/07

Atividade 1. Faça as atividades "Medidas de Massa", das páginas 108 e 109, do livro Vem Voar. 


Atividade 24/07

Atividade 1. Faça as atividades "Unidade de Medidas de Comprimento", das páginas 86 e 87, e também nas páginas 124 e 125, as atividades "Quilômetros e mais quilômetros", do livro Vem Voar. 


Atividade 27/07

Atividade 1. Faça as atividades "Possibilidades", das páginas 54 e 55, do livro Vem Voar. 


Atividade 28/07

Atividade 1. Faça as atividades "Multiplicações e divisões por dois algarismos", das páginas 74 e 75, do livro Vem Voar. 


Atividade 30/07

Atividade 1.Faça as atividades 12. 1, 12.2 e 12.3, das páginas 82, 83 e 84 do EMAI.


Atividade 31/07

Atividade 1.Faça as atividades 12. 4, 12.5 e 12.6, das páginas 85, 86 e 87 do EMAI.

Atividade 2. Conhecendo a plataforma Matific. 



_________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

*ATENÇÃO: Instruções

SENHORES PAIS E RESPONSÁVEIS Orientar nossos alunos a entrar no Blog da E. E. Rodrigues Alves diariamente e fazer as atividades proposta...