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segunda-feira, 30 de março de 2020

CIÊNCIAS 5º ANO

Roteiro de Atividades 5º ano 
Referente a semana de 16 a 20/03/2020.

Observação: As atividades sobre os mapas apresentaram problema de visualização, retiramos e postaremos assim que resolvermos essa dificuldade. 

Atividade 1: Leia o texto e faça o que se pede na atividade.


Vírus
Eles são pequenos, estão em todos os lugares, alguns são “do bem”, outros nem tanto, mas o fato é que precisamos aprender a conviver com eles, sem deixar que nos prejudiquem – são os vírus , bactérias e fungos , micro-organismos que vamos conhecer melhor a partir de agora…

Para começar, é importante saber
que são chamados de micro-organismos porque são muito, mas muito pequenos mesmo, tanto que só
conseguimos enxergá-los com auxílio de lentes de aumento que, neste caso, só podem ser os microscópios.

Os vírus são organismos extremamente simples, formados apenas por material genético que usam para a reprodução e uma cápsula envolvente. Podem entrar em nosso corpo pela respiração, por alimentos contaminados etc. Não são todos que provocam doenças, mas quando causam não há muitas opções de remédios para combatê-los, apenas para aliviar os sintomas. Portanto, principalmente no caso dos vírus, o importante é prevenir.

Por suas características, só conseguem sobreviver quando invadem as células de nosso corpo. Assim, resistem pouco tempo quando estão ao ar livre.

Como exemplo de doenças causadas por vírus podemos citar: gripe, caxumba, sarampo, catapora, paralisia infantil e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - SIDA, entre outras.

Fonte: https://www.smartkids.com.br/trabalho/virus-e-bacterias.


Atividade. Você pode pesquisar mais sobre a doença Coronavírus: O que é, sua origem, quais os sintomas e como prevenir. Outra parte importante desta atividade, pesquise o que é fake(mitos e mentiras) e o que é fato sobre esta doença e registre tudo em seu caderno de ciências.


Atividade de pesquisa entregue aos professores da turma. 


Atividade 2. O texto abaixo explica a origem do Dia Mundial da Água e sua importância diante dos problemas resultantes da crise hídrica, apresenta também a Declaração Universal dos Direitos da Água, importante documento que estabelece a necessidade de valorização desse patrimônio mundial.

Dia Mundial da Água

    Instituído em 22 de março de 1992 pela Organização das Nações Unidas – ONU, o Dia Mundial da Água foi criado para ampliar a discussão sobre a preservação desse recurso.
     A água é fonte de vida e nenhum ser vivo pode viver sem ela. A crise hídrica revela o caráter esgotável do recurso e a situação alarmante que estamos vivenciando.
     O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água, por isso é preciso conscientizar-se. Neste dia, devemos refletir sobre o problema, adotar atitudes individuais e coletivas, adotar novos hábitos e idealizar soluções.

Declaração Universal dos Direitos da Água

1. A água faz parte do patrimônio do planeta;
2. A água é a seiva do nosso planeta;
3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7.A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
8.A utilização da água implica respeito à lei;
9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

 Atividade. Pensando sobre a importância da água, responda: 

a) O que você pode fazer para preservar a água?
Pessoal. Posso economizar na hora do banho, fechando o registro na hora de me ensaboar, passar shampoo/condicionador. Posso fechar a torneira enquanto escovo os dentes ou lavo a louça, etc.

b) Você sabe explicar quais as características para a água ser considerada potável? Caso não saiba, pesquise sobre estas características
Para que a água seja considerada potável,ela precisa ser incolor(sem cor), inodora(sem cheiro) e insípida(sem sabor).

b) Com as medidas de higienização das mãos para prevenção do Coronavírus, como podemos fazer para economizar água se vamos lavar mais as mãos?
Durante a lavagem das mãos manter a torneira fechada enquanto ensaboar as mãos e só abrir na hora de enxaguar. 
 

Atividades Semana 23 a 27/03

Atividade 1.   Leia o texto e o Gráfico sobre economia do consumo de água e depois responda: 

ECONOMIA DOMÉSTICA

Um banho de ducha com duração de 15 minutos consome 135 litros de água. Um banho de chuveiro elétrico com o mesmo tempo de duração consome 30% a menos de água.
Em uma lavagem de um carro em 30 minutos com mangueira, são gastos até 560 litros de água. Usando‐se balde, economiza‐se 90% de água. 
Quando alguém escova os dentes com a torneira aberta durante todo o tempo, gasta até 80 litros de água. Se você abrir a torneira só na hora de enxaguar a boca, economiza 25% de água.
FONTE: PIRES, Célia Carolino; CURI, Edda; PIETROPAOLO, Ruy. Educação matemática –6ª série. São Paulo: Atual, 2002. p. 237.

GRÁFICO DE CONSUMO DE ÁGUA
O gráfico a seguir apresenta o consumo de água, em m³, de uma determinada residência do Estado de São Paulo.




Agora responda às questões:
a)    Qual foi o mês de maior consumo de água? E o de menor consumo?
O mês de maior consumo foi setembro e de menor consumo foi julho.

b)    Quantos m³ de água foram consumidos em outubro?
Em outubro foram consumidos 13m³ de água.

c)    Segundo o texto o que podemos fazer para economizar água?
Segundo o texto para economizarmos água devemos diminuir o tempo de banho, lavar carro com utilizando balde, escovar os dentes com a torneira fechada e só abrir para enxaguar a boca.

d)    Das medidas de economia apresentadas no texto qual é a mais econômica?
Das medidas apresentadas, a mais econômica é lavar o carro com balde, pois a economia é de 90%.

Atividade 2.

Leia o texto e assista o vídeo inspirado no texto “Carta escrita no ano de 2070”, que foi publicado em abril de 2002 na revista Crônicas de los Tienpos, como uma crônica, um relato fictício de uma sociedade ambientalmente devastada por não cuidar e preservar a água no mundo. 
Depois, responda as questões: 

Quase metade dos brasileiros não se preocupa em economizar água
Publicado por Isabela Meleiro em 02/07/12
      De acordo com uma pesquisa, encomendada pela ONG WWF-Brasil ao Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), 48% da população brasileira consome água desenfreadamente, sem se preocupar em economizá-la. Há 5 anos, em outro estudo realizado em 2006, esse grupo representava 37%. As pessoas reconhecem as maneiras de conter o gasto, porém, admitem que não colocam em prática.

Vídeo: Carta Escrita em 2070


Reflita sobre a questão da crise hídrica mundial e responda as questões referentes ao vídeo e o texto.

A - Qual o Assunto principal da carta?
O assunto principal da carta é como viver em mundo com escassez de água.

B - Quais os motivos que contribuíram para que a situação da água chegasse a esse ponto?

Os motivos que contribuíram para que chegasse a esse ponto foi o desperdício de água, a contaminação e poluição de rios e lagos provocado pelos homens. 

C - Cite quatro hábitos cotidianos que foram transformados por causa do “caos” do meio ambiente.
Tomar banho, beber água, o tipo de roupa (descartável) e alimentos (sintéticos), cobra-se pelo ar respirado. 

D - Descreva os problemas ambientais existentes no período citado pela carta.
Escassez e contaminação da água, , desertificação, baixa oxigenação e qualidade do ar, intensificação da radiação solar, chuvas ácidas.

E- De acordo com a Carta escrita no ano de 2070 como é a aparência física das pessoas?
A aparência é horrorosa, corpos desfalecidos, peles enrugadas, todos têm as cabeças raspadas, até as mulheres. A idade média é de 35 anos, os jovens tem aparência de idosos.

F- E você, também consome desenfreadamente? Quais das ações você pratica ou quais poderia praticar para contribuir com a economia de água?
Resposta pessoal. 

G- Transcreva o trecho da carta que mais lhe chamou a atenção, causando sentimento de tristeza, indignação, revolta, dentre outros e explique seus motivos.
Resposta pessoal. 

H - Pensando sobre o texto e o gráfico: Por que mesmo a população estando familiarizada com as formas tão simples de economizar água, continuam gastando excessivamente? Dê a sua opinião sobre isso.
As  pessoas continuam gastando, pois não acreditam que a água pode acabar.

I) Você acredita que podemos reverter a situação se a sociedade se tornar mais consciente?
Reverter a situação não, mas frear e evitar o consumo excessivo podemos se mudarmos de postura. 


Atividades Semana 31/03 a 03/04

Sequência Didática: Meu lugar no Mundo.

Lendo mapas: Um mapa não é simplesmente uma imagem colorida. É a representação de um lugar com dados codificados para passar informações sobre ele. São vários os elementos de um mapa, isto é, aqueles itens e símbolos necessários para que uma mera figura possa ser diferenciada de um verdadeiro mapa ou cartograma. Em geral, os mapas costumam apresentar as seguintes composições: título, orientação, legenda, escala e projeção cartográfica.
  • Título Revela o assunto do mapa.
  • Fonte Indica a origem dos dados apresentados e a data a que se referem.
  • Orientação Mostra a direção e a localização por meio da rosa dos ventos ou de um ícone que indica o norte (esses desenhos nem sempre estão explícitos).
  • Projeção É a distorção feita para adaptar uma superfície esférica (a Terra, por exemplo) para um plano (o papel ou a tela do computador).
  • Escala cartográfica Informa a relação entre o tamanho do espaço real e a redução feita para representá-lo.
  • Legenda Decodifica os símbolos usados (como as cores e formas, como linhas de diferentes espessuras para diferenciar, por exemplo, ruas e rodovias).
Observamos, no mapa a seguir, como se apresentam as diferentes partes de um mapa:



Esses são elementos obrigatórios de um mapa, embora nem sempre estejam presentes em todos os mapas que vemos por aí. De toda forma, para melhor interpretarmos as informações cartográficas, é preciso conhecer esses instrumentos, procurando saber o que eles são, o que indicam e quais são as suas funções no processo de comunicação, haja vista que os mapas também são formas de linguagem.


Agora, observe os mapas abaixo e responda as questões:

                                                 Mapa Mundi: Oceanos e Continentes



Atividade 1.  O mapa-múndi é uma forma de simbolizar, em escala reduzida, o planeta. No nosso caso, o planeta Terra. A sua nomenclatura deriva do latim mapa, cujo significado era lenço. Contudo, mapa-múndi era a palavra em latim relativa à representação do território mundial.
Também nomeado de planisfério terrestre, ele abrange todos os hemisférios do planeta, destacando os continentes. 
Observe -o novamente e responda: 

a) Quais informações podemos ter a partir da leitura deste mapa? 

A partir da leitura do mapa identificamos, os continentes, os oceanos e as linhas imaginárias do Meridiano de Greenwich, Equador, dos trópicos e polares.

b) Compare os espaços que estão na cor branca(cinza) e azul com os espaços que estão em outras cores, escrevam suas observações quanto essa comparação.
Em braco/cinza são as calotas polares Antarticas, em azul os oceanos, as outras cores representam os continentes. 

c) Escreva o nome dos oceanos e continentes descritos.
Oceanos: Atlântico, Pacifico, Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico. 
Continentes: Europa, Ásia, América, Antártica, Oceania e África. 

d) Escreva o nome do continente que você vive e quais oceanos banham ele.
Vivo no continente Americano que é banhado pelo Oceano Atlântico. 

Agora, vamos ler o mapa da América do Sul, veja com atenção:


Atividade 2. A América do Sul é uma das quatro partes do Continente Americano. As outras três são as Antilhas, a América Central e a América do Norte. O Brasil é seu maior país. Após observar esse mapa, responda: 


a) Escrevam abaixo o nome dos países que fazem fronteira(vizinhos) com o Brasil? 

Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguay, Argentina e Uruguai. 

b) Escolha um país desses da fronteira que vocês mais se identificam e escrevam uma pequena curiosidade, ou informação sobre ele.
Resposta pessoal
c) Escrevam abaixo o nome dos países que não fazem fronteira com o Brasil?
Equador e Chile. 

Atividade 3. Analise o mapa Brasil político e regional a partir das questões do roteiro abaixo:


a) Escreva abaixo quais são as regiões descritas no mapa do Brasil? 
São descritas as 5 regiões brasileiras: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

b) Observem a legenda e relacionem as informações da mesma com o mapa, colocando os Estados de cada região. 
Norte: Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantis, Acre e Rondônia. 
Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. 
Centro Oeste: Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. 
Sudeste: Minas Gerais, Espirito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

c) O Estado que você mora fica em qual região?
São Paulo fica na região Sudeste. 

Atividade 4. Vamos comparar mapas I e II do Estado de São Paulo, analise com atenção cada um deles para responder as questões a seguir.

I. Mapa Físico de São Paulo

II. São Paulo: Circuitos Turísticos



a) Quais informações podemos obter as partir da leitura da legenda do mapa I? E do mapa II? 
Mapa I: Cidades, Rodovias, Rios, portos, aeroportos e altitudes. 
Mapa II: Circuitos e Roteiros turísticos.

b) Qual dos dois mapas é garantem uma melhor observação dos municípios?
O mapa 1, apesar de ser um mapa físico permite melhor observação. Pois o mapa II associa o nome das cidades aos circuitos e roteiros turísticos. 

c) Encontre no mapa a cidade que você mora,  e escreva o nome de cidades próximas.
Moro em São Paulo, as cidades próximas são: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, Guarulhos, Suzano, Mauá, etc.
d) Identifique no mapa I, o nome de rios do Estado de São Paulo, você já ouviu falar de algum deles?
Rio Tietê, Rio Piracicaba, Rio Mogi Guaçu, Rio Paraíba do Sul, Rio do Peixe... (Resposta Pessoal: Já ouvi falar...)


Atividades 13/05

Atividade 1. Faça a atividade " Os mapas - Os mapas também são meios de comunicação" , das páginas 62-63, do livro "Vem voar" Interdisciplinar.

Atividade 2. Faça as atividades "Leitura de imagens - Mapas Antigos", das páginas 64-65, do livro "Vem voar" Interdisciplinar.

Atividades 15/05

Observação: no dia 13/05 postamos as atividades das paginas 66-67, caso já tenha realizado, não tem problema. Realize a atividade das páginas 62-63, que eram as corretas daquela data.
Desculpem a confusão!

Atividade 1. Faça a atividade "A representação do mundo hoje - O mapa múndi", das páginas 66-67, do livro "Vem voar" Interdisciplinar.

Atividade 2. Faça as atividades "As linhas imaginárias da Terra", das páginas 68-69, do livro "Vem voar" Interdisciplinar.

Atividades 19/05

      No dia 19 de abril celebramos o dia do "Índio" e no dia 22 de abril o dia do "Descobrimento do Brasil". Sabemos que os portugueses não descobriram o Brasil, pois os povos indígenas já viviam aqui. Mas, esta data marca oficialmente a posse deste território pelos portugueses. Devemos saber que estes povos que viviam aqui só foram chamados de "índios", pois em 1492 Cristóvão Colombo acreditou ter chegado à Índia e não descoberto um novo continente.
     Faremos um estudo sobre os povos indígenas, leia com atenção o texto abaixo e depois responda as questões. 

Conhecendo os povos indígenas
Conhecendo os povos indígenas 2
Conhecendo os povos indígenas 3
Conhecendo os povos indígenas 4

Questões:


  1. No texto "Você sabia?" qual a intenção de comentar  esta curiosidade sobre o aipim? 
A intenção é provocar a reflexão de que já viviam povos no Brasil e que ele não foi descoberto. 

2. O texto faz referência à chegada dos portugueses ao Brasil em 1500. Você já ouviu falar sobre esse assunto? Comente.  

Sugestão de resposta. Sim, comemoramos no dia 22 de abril a descoberta do Brasil pelos portugueses. 

3. Por que você acha que se usa no texto o termo chegada em vez de descobrimento? Qual a relação dessa escolha com o título do texto? 

Porque, desde o inicio do texto mostra que o Brasil abrigava indígenas antes que os portugueses chegassem, daí a escolha do título O Brasil já tinha dono, os povos que viviam aqui são os donos da terra.

4. Explique por que os povos que aqui viviam forma chamados de índios? Qual é a forma correta de chamar atualmente? 
Os povos que aqui viviam foram denominados índios porque os portugueses acharam que tinham chegado às Índias, atualmente a denominação mais apropriada é indígena.

5. O texto afirma que havia 1.400 povos indígenas no Brasil em 1500. Hoje, são 230. O que pode ter acontecido? Como você descobriu isso no texto? 
Muitos povos morreram, descobrimos isso no trecho que mostra a fala da professora e doutora Terezinha Maher "[...] de extermínio físico e/ou cultural historicamente impostas aos grupos indígenas em nosso país”.

6. Você conhece algum povo indígena? Qual?
Resposta pessoal.

7. Retome, no primeiro parágrafo do texto, o trecho “é explicada pelas políticas, ora mais, ora menos explícitas, de extermínio físico e/ou cultural historicamente impostas aos grupos indígenas em nosso país” e reflita: por que o texto está entre aspas? 
Este trecho está entre aspas , pois se trata da fala de uma pessoa, a professora e doutora Terezinha Maher. Usamos aspas, quando descrevemos a fala exatamente como a pessoa falou. 

8. Foi possível perceber a grande diversidade cultural existente no Brasil indígena com a leitura do texto? Justifique. 
Sim, pois no texto somos informados desta diversidade, por serem diversos povos que se relacionam de forma diferenciada com a religião e com a natureza, tem língua e produção artística próprias.

9. Sobre a língua Tupi, por qual razão ela passou a ser a linguagem mais conhecida?
O tupi era  a língua falada pelo povo que ocupava o litoral brasileiro – os Tupinambá – e que teve o maior contato com os portugueses. Assim, foi incorporado pelos conquistadores, tornando-se a língua mais falada no Brasil até o século XVIII, superando o próprio português. 

10. Quais são os troncos linguísticos indígenas?
As línguas indígenas são organizadas em troncos linguísticos, como o macro-jê e o tupi.

11. Como é a educação indígena? 
A educação indígena é feita pelos adultos e não há separação entre os que sabem mais e os que sabem menos, todos são respeitados e as crianças ocupam espaço privilegiado. As crianças imitam os adultos em suas atividades. 

12. Comente brevemente como é a organização social e politica dos indígenas.
Os povos indígenas vivem de forma coletiva, todos participam das atividades. Mas, há duas figuras importantes na organização das comunidades são o pajé e o cacique. Os pajés são chefes religiosos com a função de manter a união e o equilíbrio do grupo. Já o cacique faz o papel de chefe, pois organiza e orienta as atividades do grupo. Atualmente, para garantirem seus direitos os indígenas participam das instituições da sociedade não indígena, assumindo cargos políticos e liderando movimentos

13. E o indígena de hoje? Como ele é visto pela sociedade?
Atualmente, vimos um certo preconceito em relação a estes povos, por causa das terras indígenas. Mas, sabemos que não são povos selvagens e que possuem uma cultura rica e uma bonita relação com a natureza.

14. Você tinha conhecimento dessas informações veiculadas nos materiais apresentados?
Resposta pessoal. 

De acordo com a tabela sobre os povos indígenas
  1. Os povos Guaranis estão distribuídos em quais regiões brasileiras?
Os povos guaranis, segunda a tabela estão distribuídos nas cinco regiões brasileiras: Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul. 

2. Quais povos indígenas possuem maior população?
O povo Guarani possui a maior população. 

3. Qual estado brasileiro tem maior diversidade de povos indígenas e a que região brasileira ele faz parte?
A Bahia é o estado que possui maior diversidade indígena, segunda a tabela.

4. Qual povo indígena possui a menor população e de quantos são seus habitantes?
O povo Pankaru possui a menor população, com 90 habitantes aproximadamente. 

5. Qual é a segunda maior população indígena e onde estão localizados?
A segunda maior população indígena está localizada nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, são os Kaingang.

6. Olhando para o mapa, quais estados possuem a maior e a menor população indígena?
O estado do Amazonas possui a maior população indígena e a menor população está nos estados do Rio de Janeiro, Sergipe e Paraíba.

7. Qual a fonte destas informações?

As fontes destas informações são: Instituto Socioambiental (ISA) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 



ATIVIDADE AVALIATIVA 28/05

Roteiro de Atividades:

Atividade 1. Leia o texto “ A origem do papel” da página 74 e faça as atividades da página 75, no livro Vem Voar Interdisciplinar.

Resposta das atividades, pág.75, do livro Vem Voar.
1)      Pedras, ossos, metais, placas de argila, conchas, peles de animais, cascas de arvores, seda, etc.
2)      O papiro foi descoberto pelos egípcios.
3)      O papiro é feito de uma planta encontrada próximo ao rio Nilo.
4)      Não, ao longo do tempo as técnicas utilizadas na produção de papel e os materiais usados na fabricação mudaram. Inicialmente, o papel era produzido com  pasta de fibras trituradas. Depois, passou a ser fabricado com pasta de trapos de linho e de algodão. No século 19 passou a ser produzido a partir da pasta de madeira.
5)      O papel tornou-se essencial porque os documentos passaram a ser impressos, já que a imprensa havia sido inventada.
6)      Sim, embora muitos setores da administração pública já tenham sido informatizados, contratos, laudos técnicos, requerimentos, entre outros documentos, ainda são impressos no papel.
7)      Resposta pessoal. Não, porque é importante para os alunos desenvoverem a coordenação motora, as pessoas usam para fazer registros, para escrever livros ou desenhar. 


Agora reflita: Sem os documentos escritos como podemos estudar o passado? Como saber sobre estes acontecimentos que ocorreram num passado tão distante?

          A maioria das sociedades humanas, do passado ou do presente, tem seu mito fundador sobre a origem do mundo e dos seres humanos. Essas narrativas passaram de geração a geração por meio de transmissão oral, e algumas delas foram registradas por escrito. Nos dão informações valiosas sobre a forma como diferentes culturas concebem o mundo.
          A construção do conhecimento histórico é contínua. As pesquisas a respeito do surgimento e da evolução dos seres humanos e dos primórdios da história humana são fundamentadas, quase exclusivamente, em hipóteses elaboradas com base em “pistas que os povos do passado deixaram”!

Atividade 2. Leia uma parte do texto O homem na pré-história, para compreender melhor sobre o assunto:

“A investigação do passado da humanidade lembra o trabalho de um detetive: cada pista ajuda a reconstituir como eram e como viviam nossos ancestrais.
 É claro que as pistas mais importantes são os esqueletos, porque os ossos mostram muita coisa: se seus donos pertenciam ou não à espécie humana, se eram do sexo masculino ou feminino, jovens ou adultos, altos ou baixos. Mas os esqueletos não revelam se eram peludos ou não, gordos ou magros, pretos ou brancos.
Dessa maneira, as figuras dos homens pré-históricos que conhecemos são criadas por artistas, baseadas nos dados colhidos pela “leitura” de seus ossos.
Não é fácil encontrar ossos de seres humanos que morreram há dez, cem ou até um milhão de anos. Uma das razões é que eles eram poucos. [...] A maioria dos esqueletos encontrados está incompleta, com os ossos partidos em centenas de pedaços, que são pacientemente montados e colados como um grande quebra-cabeça.
Mas fundamentais na investigação do nosso passado são os instrumentos de pedra fabricados pelos homens pré-históricos, pois ajudam a imaginar como era a sobrevivência do dia a dia naqueles tempos.
Os esqueletos e os instrumentos de pedra são, portanto, as principais pistas para descobrir a origem da nossa espécie. Mas há muitas outras e, quanto mais recente for a época pesquisada, mais variadas e numerosas serão as pistas, tornando mais fácil imaginar o passado”.

RODRIGUES, Rosicler Martins. O homem na pré-história. São Paulo: Moderna, 1992. p. 11-13.

Responda:
a)       Qual trecho do texto aproxima a arqueologia e a arte?
“Dessa maneira, as figuras dos homens pré-históricos que conhecemos são criadas por artistas,
baseadas nos dados colhidos [...].” 
b)      Por que os arqueólogos necessitam do auxílio de artistas em suas pesquisas?
Os principais vestígios históricos utilizados no estudo dos primeiros seres humanos são os esqueletos e os
instrumentos fabricados por eles. Como os esqueletos não conseguem fornecer todas as características físicas
dos primeiros seres humanos, os arqueólogos lançam mão da imaginação dos artistas para reconstituir
aquela aparência.

            Essas pistas/marcas deixadas pelas pessoas recebem o nome de fontes históricas. Elas podem ser classificadas em: 
  • fontes históricas materiais (documentos escritos de vários tipos, livros, fotografias, roupas, cartas, pinturas, monumentos etc.) 
  • fontes históricas imateriais (memórias, músicas, lendas, línguas, crenças etc.). 
           Para chegar a qualquer conclusão em seus estudos, os historiadores precisam examinar várias fontes diferentes. Para pesquisar alguns temas, o historiador precisa recorrer ao saber elaborado por estudiosos da arqueologia, da antropologia, da sociologia, da geografia, da economia.

Atividade 3. Observe as imagens








1. Capa da revista A Vida Elegante no 1, 1909. Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro; 2. Festa do Dia de Santos Reis na Igreja de São Benedito em Laranjeiras, Sergipe, 2014; 3. Cidade de Ascalon invadida por ratos, afresco do século XIII da Catedral de Santa Maria, Anagni, Itália; 4. Mulher indígena da etnia Kaxinawá pinta o rosto com jenipapo na Terra Indígena Katukina em Jordão, Acre, 2016; 5. Decreto da Lei Áurea que aboliu a escravidão no Brasil em 1888. Arquivo Nacional, Rio de Janeiro; 6. Pilares do Templo de Zeus Olímpico em Atenas, Grécia, 2017.

RESPONDA: 
a) Quais manifestações e objetos mostrados nas imagens podem ser usados como fontes de pesquisa histórica? Por quê?
Todas as manifestações e todos os objetos das fotos podem ser usados como fontes históricas, pois oferecem informações sobre aspectos de várias sociedades humanas em diferentes períodos. 
b) Classifique as fontes históricas mostradas nas imagens como materiais ou imateriais.
1: material; 2: imaterial; 3: material; 4: imaterial; 5: material; 6: material.
       
      O lugar onde os vestígios materiais (fósseis, pinturas rupestres, artefatos cerâmicos ou ferramentas, etc.) são encontrados são chamados de sítios arqueológicos. Preservar os sítios arqueológicos é fundamental para resguardar a memória dos povos e reconstruir passagens da história da humidade, anteriores a escrita.

Atividade 4. Faça a leitura dos textos, das páginas 50 e 51 do livro do livro Vem Voar Interdisciplinar, que explicam sobre a importância dos sítios arqueológicos e responda as questões sobre este assunto.
Resposta das atividades, pág.50, do livro Vem Voar.
1)      O cais do Valongo foi construído no final do século XVIII (18), e era porto de entrada dos africanos escravizados trazidos para o Brasil.
2)      O cais do Valongo preserva a memória de um período da história do Brasil, marcado pelo tráfico de seres humanos. O cais do Valongo honra a memória e o sofrimento dos povos africanos que ajudaram a construir nosso país. Deve ser lembrado como uma passagem da história que não queremos que se repita.
3)      A Pequena África é o lar histórico da comunidade afro-brasileira na Região Portuária do Rio de Janeiro. A região ficou conhecida como Pequena África depois que o comércio de escravos se tornou ilegal no Brasil em 1831 (ainda que a abolição da escravatura só viesse a acontecer 50 anos depois). Entre 1850 e 1920, escravos libertos permaneceram trabalhando na região. Negros e africanos libertos da Bahia ou do interior viajaram para a Pequena África a procura de trabalho e de um senso de comunidade. A Pequena África frequentemente acolheu negros de todo o país, onde se ergueram casas, locais de convívio cotidiano e centros religiosos.
Resposta da atividade, pág.51, do livro Vem Voar.
4)      Esses dois sítios arqueológicos são locais de grande importância histórica mundial e não só para o Brasil. 


Atividade 5. Vamos conhecer sobre um importante achado histórico do nosso país. Leia o texto e depois responda:


            Luzia é o nome dado ao crânio mais antigo já encontrado no Brasil. A descoberta foi feita em Lagoa Santa, Minas Gerais, onde há sítios arqueológicos repletos de objetos feitos de ossos e pedras, além de esqueletos humanos.Utilizando programas específicos de computador, os pesquisadores fizeram uma reconstituição da provável fisionomia de Luzia, que teria vivido há cerca de 11.500 anos. Isso mostra que a arqueologia, ciência que lida com um passado tão distante, muitas vezes recorre a instrumentos e a uma tecnologia bastante avançada.


    Sobre a pré-história brasileira, ESCREVA(V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( F  ) Luzia deixou sua história escrita para podermos conhecê-la.
( V ) O rosto de Luzia foi reconstituído com o uso de tecnologias modernas.
( V ) Para descobrir a História, arqueologia utiliza recursos tecnológicos além de escavações.
( F ) No Brasil não existiu o homem pré-histórico.
( F ) Luzia é uma moradora da cidade de Lagoa Santa que tem parentes pré-históricos.

          Estudar os acontecimentos do passado nos ajuda a compreender como era a vida das pessoas que vieram antes de nós e a perceber quais costumes e práticas do modo de vida delas mudaram e quais permanecem. As figuras rupestres, pinturas e gravuras que foram feitas em paredes de cavernas ou em outros abrigos pré-históricos eram uma forma dos nossos antepassados se comunicarem antes da escrita. As primeiras figuras rupestres eram desenhos de animais e foram feitas entre 35 e 30 mil anos atrás. Por volta de 17 mil anos atrás já eram produzidas figuras mais elaboradas, mas ainda sem proporção. Exemplo disso são os desenhos de animais encontrados na caverna de Lascaux, na França.


Atividade 6. Observe a imagem e leia o texto abaixo:


Pintura rupestre de animais selvagens nas paredes da caverna, cerca de 17 mil anos atrás, em Lascaux, na França.



Responda as questões a seguir com base na imagem e no texto acima:

a)    O que os seres humanos pintavam nas paredes das cavernas?
Animais e cenas de caça.
b)    De acordo com texto, com quais materiais eram feitos os pigmentos que eles usavam para fazer as pinturas rupestres?
Os seres humanos pré históricos usavam pigmentos obtidos da natureza, principalmente de origem vegetal e mineral. “[...] ocre para vermelho, amarelo e marrom; óxido de manganês para pretos e marrons bem escuros [...]”


Atividade 7. Leia a linha do tempo da história da escrita, nas páginas 58 e 59 do livro Vem Voar Interdisciplinar, e faça a pesquisa solicitada na atividade.

Resposta das atividades, pág.50, do livro Vem Voar. Atualmente os principais suportes utilizados para a escrita são o papel e o computador. Pesquise sobre os suportes utilizadas na escrita em épocas passadas.
Placas de argila, rochas, papiro, couro (pergaminho), bronze, etc

Sugestão de atividade complementar:

Visita virtual a caverna de Lascaux, na França CLIQUE AQUI

Conheça um pouco mais sobre a Serra da Capivara, Piaui, Brasil. Neste local forma encontrados uma enorme quantidade de vestígios da pré historia brasileira.

Assista o vídeo Patrimônio Mundial da Unesco :: Serra da Capivara (Piauí) 


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2ºBimestre

Atividades 11/06 (reposição 20/06)

Atividade 1. Pesquise: Quais são os Patrimônios Mundiais da Humanidade do Brasil?
O Patrimônio Cultural Mundial é composto por monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham um excepcional e universal valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. É de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas.

Patrimônio Cultural Material (15)
1980 - A Cidade Histórica de Ouro Preto, Minas Gerais
1982 - O Centro Histórico de Olinda, Pernambuco
1983 - As Missões Jesuíticas Guarani, Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande de Sul e Argentina
1985 - O Centro Histórico de Salvador, Bahia
1985 - O Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, Minas Gerais
1987 - O Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal
1991 - O Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Piauí
1997 - O Centro Histórico de São Luís do Maranhão
1999 - Centro Histórico da Cidade de Diamantina, Minas Gerais
2001 - Centro Histórico da Cidade de Goiás
2010 - Praça de São Francisco, na cidade de São Cristóvão, Sergipe
2012 - Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar
2016 - Conjunto Moderno da Pampulha, Minas Gerais
2017 - Sítio Arqueológico Cais do Valongo, Rio de Janeiro.
2019 - Paraty e Ilha Grande - Cultura e Diversidade, São Paulo e Rio de Janeiro.

Sítios do Patrimônio Mundial Natural no Brasil (7)
O Patrimônio Natural Mundial significa as formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais, habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que tenham valor científico, de conservação ou estético. Essas áreas são consideradas excepcionais devido à sua diversidade biológica e aos seus maravilhosos passeios turísticos e portanto, são protegidas.

1986 - Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu, Paraná e Argentina
1999 - Mata Atlântica - Reservas do Sudeste, São Paulo e Paraná
1999 - Costa do Descobrimento - Reservas da Mata Atlântica, Bahia e Espírito Santo
2000 - Complexo de Áreas Protegidas da Amazônia Central
2000 - Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
2001 - Áreas protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas, Goiás

2001 - Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas (Pernambuco)

Busque responder:
A quantidades de patrimônios tombados/declarados?
Atualmente, temos 22 Patrimônios Mundiais da Humanidade no Brasil, sendo 15 Culturais e 7 Naturais. 
Na Região (Sudeste) onde você mora quantos são?
Na região Sudeste, temos 9 patrimônios Mundiais. 
No Estado de São Paulo, tem algum patrimônio mundial?
Sim, temos 2 Patrimônios Mundiais em São Paulo: 1 natural que é a Mata Atlântica - Reservas do Sudeste e em 2019, foi incluído como patrimônio cultural e natural, o sítio de Paraty e Ilha Grande - Cultura e Diversidade, que inclui alguns municípios de São e a maioria do Rio de Janeiro.
Você conhece ou já visitou algum destes patrimônios?
Resposta Pessoal.
Se pudesse escolher, qual(is) gostaria de conhecer? Justifique.
Resposta Pessoal.

Atividades 12/06
Atividade 2. Roteiro de atividades:

Patrimônios Materiais e Imateriais - atividades página 54-55.

Transformação dos meios de Comunicação - atividades página 70, 71, 72 e 73.

Atividades 19/06

Atividade 1.Faça a leitura dos textos Os Estados Físicos da Água, das páginas 82, 83, 84 e 85,  do livro do livro Vem Voar Interdisciplinar, e responda as questões desse assunto.

Assista o vídeo abaixo para compreender melhor sobre este tema:



Atividades 24/06

Atividade 1. Leia o texto sobre o ciclo da água das páginas 88 e 89, do livro Vem Voar Interdisciplinar. Depois faça as atividades a seguir:  




Assista o vídeo para compreender melhor sobre o Ciclo da água 



Atividades 26/06

Atividade 1. Assista a vídeo aula da Geóloga e Ms.Arqueologia Karel Jockyman, mãe da aluna Aurora do 5ºB, explicando sobre o trabalho em um sítio arqueológico de Sambaquis; Depois, leia o texto da revista CHC – Quem mora no sambaqui? para responder as questões sobre este assunto. 




Para ler o texto clique no título "Quem mora no sambaqui?"


Sobre o texto e o vídeo, responda:

Você sabe o que é um sítio arqueológico? Você acha importante preservarmos esses lugares? Justifique.

O que os pesquisadores encontram nos sítios arqueológicos para estudar o passado?

Na língua tupi, o que significa Sambaqui?

O que são sambaquis e por quem eles foram feitos?

Por que os sambaquieiros são chamados de povos pescadores - caçadores - coletores?

O que a maioria das localizações dos sambaquis têm em comum? Por que escolhiam estes lugares?

O que são encontrados nos sambaquis?

De que forma os pesquisadores datam, ou seja, sabem há quantos anos atrás os sambaquis viveram naquele lugar? 

O povo sambaqui eram sedentários, ou seja, não se mudavam. Quais os motivos principais explicam porque os sambaquieiros poderiam abandonar esses lugares?


Atividades 30/06

Atividade 1.Leia os textos sobre A agua e sua relação com a agricultura, O rio Nilo e a sociedade Egípcia das páginas 90, 91, 92 e 93, do livro Vem Voar Interdisciplinar. Faça as atividades dessas páginas e a leitura de imagem das páginas 94-95. 

Atividades 10/07

Atividade 1. Geografia: Agricultura no passado e no presente, páginas 96 - 97. Depois, faremos Mais Atividades das páginas 98 à 101, do livro Vem Voar. 

Atividades 15/07

Atividade 1. Leia os textos sobre "A água no dia a dia", das páginas 102 e 103, “Os transportes aquáticos” das páginas 104 e 105, do livro Vem Voar Interdisciplinar. Faça as atividades dessas páginas.


Avaliação 2º Bimestre - 22/07

Atividade 1. Faremos nossa avaliação sobre os assuntos que estudamos neste bimestre. Para acessar a prova é só clicar no link abaixo: 

Avaliação de Ciências, História e Geografia - 2º Bimestre

Correção da Avaliação 2º Bimestre - 29/07

Atividade 1. Faremos a correção da avaliação deste bimestre. 



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