Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de março de 2020

PORTUGUÊS 3º ANO

EXERCÍCIO

ATIVIDADE DE ORTOGRAFIA – CH

1) JUNTE AS SILABAS ABAIXO E FORME PALAVRAS:

PI   CHA   VE   PA    TO   NHA   CHE    GA    GOU    MA   DA    PO

01 –
02 –
03 –
04 –
05 –
06 –
07 –
08 –
09 –
10 –
11 –
12 –
13 –
14 –

2) LEIA AS PALAVRAS E DESENHE O QUE SE PEDE:

A) CHAPÉU

B) CHAVE

C) CHUVA

D) CHUPETA

E) CHUCHU

F) CHOCOLATE

G) CHINELO

H) FLECHA

I) MOCHILA

3) ORGANIZE AS SILABAS ABAIXO E DESCUBRA QUAL É A PALAVRA:

A) VA-CHU:

B) LO-CHI-NE:

C) PÉU-CHA:

D) PE-TA-CHU:

E) CHI-MO-LA:

F) QUE-CHE:

G) LHO-CA-CHO:

H) CHÃO-COL:

I) LA-CHO-TE-CO:

J) CHOR-CA-RO:

4) SEPARE AS SILABAS:

A) FANTOCHE:

B) FICHA:

C) CHUVISCO:

D) CACHO:

E) MACHADO:

F) ACHA:

G) MACHUCADO:

H) INCHADA:

I) CHÁCARA:

J) BOLACHA:

K) ACHADO:

L) FECHADO:

M) BORRACHA:

N) BICHINHO:

O grande cervo solitário

- Antes, eu repetia que era o mais forte, o mais bonito, o maior – contava o grande cervo. – As cervas, os filhotes e os outros cervos, todos tinham medo de mim, e por isso eu vivia sozinho no fundo da floresta. Mas, uma tarde, embaracei tanto os meus chifres nos galhos de uma árvore que não conseguia mais mexer a cabeça. Eu estava preso, achei que ia morrer de fome. À noite, as cervas e os filhotes passaram por lá. Eles me viram e me soltaram. Escapei por pouco!

QUESTÕES:

1) Qual é o título do texto?

R: __________________________________________________________________

2) Qual é o personagem principal da história?

R: __________________________________________________________________

3) Por que o grande cervo era solitário?

R: __________________________________________________________________

____________________________________________________________________

4) O que o cervo sempre falava?

R: __________________________________________________________________
____________________________________________________________________

5) Qual incidente aconteceu com o cervo?

R: __________________________________________________________________
_________________________________________________________________


GÊNERO DO SUBSTANTIVO

OS SUBSTANTIVOS PODEM SER CLASSIFICADOS QUANTO AO GÊNERO DAS SEGUINTES MANEIRAS: FEMININO, MASCULINO, COMUM DE DOIS GÊNEROS OU EPICENO.

PARA OS MASCULINOS UTILIZAMOS ARTIGOS MASCULINOS ANTES DO SUBSTANTIVO (O, OS, UM, UNS). EX.: O MENINO, UM HOMEM

PARA OS FEMININOS UTILIZAMOS ARTIGOS FEMININOS ANTES DO SUBSTANTIVO (A, AS, UMA, UMAS). EX.: A MENINA, UMA MULHER.

O COMUM DE DOIS GÊNEROS APRESENTA UMA ÚNICA FORMA TANTO PARA O FEMININO QUANTO PARA O MASCULINO, O QUE OS DIFERENCIA É O ARTIGO OU O ADJETIVO QUE OS ACOMPANHA. EX.: O ESTUDANTE, A ESTUDANTE; O DENTISTA, A DENTISTA; O ARTISTA, A ARTISTA.

O EPICENO TEM SOMENTE UMA FORMA PARA OS DOIS SEXOS, ATÉ O ARTIGO É IGUAL PARA OS DOIS GÊNEROS. O QUE USAMOS PARA FAZER A DIFERENCIAÇÃO SÃO AS PALAVRAS MACHO OU FÊMEA. EX.: A ÁGUIA MACHO, A ÁGUIA FÊMEA; O JACARÉ MACHO, O JACARÉ FÊMEA.

O SOBRECOMUM APRESENTA UMA FORMA IMUTÁVEL TANTO PARA O FEMININO QUANTO PARA O MASCULINO. EX.: A PESSOA, O SUJEITO.
EXERCÍCIOS

1) COMPLETE ADEQUADAMENTE COM O ARTIGO MASCULINO OU FEMININO AS PALAVRAS ABAIXO:

A) _____ PADRASTO

B) _____ PARDAL

C) _____ RÉ

D) _____MARIDO

E) _____FREIRA

F) _____ FÊMEA

G) _____ POETISA

H) _____ GIGANTE

I) _____ ALFAIATE

J) _____ IRMÃ

K) _____ALCATEIA

L) _____ TIGRESA

2) PASSE AS FRASES PARA O FEMININO:

A) MEU FILHO FOI TESTEMUNHA DO CASAMENTO.

B) O ATOR ATUOU NO FILME.

C) O COSTUREIRO FEZ UMA LINDA ROUPA.

D) O RÉU FOI CONDENADO.

3) TRANSFORME OS SUBSTANTIVOS ABAIXO E FORME UMA FRASE PARA CADA UM:

A) BARÃO:

B) ANÃO:

C) ANCIÃO:

D) PRÍNCIPE:

E) GENRO:

F) LADRÃO:

4) FAÇA COMO NO MODELO:

O PIANISTA, A PIANISTA

A) O JORNALISTA,

B) O GERENTE,

C) O CLIENTE,

D) O COLEGA,

E) O COLEGIAL,

F) O DENTISTA,

5) CRIE UMA FRASE PARA CADA UM DOS SUBSTANTIVOS ABAIXO:

A) PERSONAGEM

B) JOVEM

C) RIVAL

D) O ANIMAL

E) O INDIVÍDUO

6) CLASSIFIQUE OS SUBSTANTIVOS ABAIXO EM EPICENO, COMUM DE DOIS GÊNEROS OU SOBRECOMUM:

A) A VÍTIMA:

B) O SABIÁ:

C) A CRIANÇA:

D) O JORNALISTA:

E) A TESTEMUNHA:

F) O DENTISTA:

G) O ACROBATA:

H) A DOENTE:

I) A ONÇA:

J) O PIANISTA:

K) A ÁGUA:

L) A COBRA:

M) A ESPORTISTA:

N) O JACARÉ:

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Meu irmãozinho me atrapalha

Eu tenho um irmãozinho que se chama Pedro. A gente chama ele de Pedrinho. Ele é bem bonitinho e eu gosto muito dele. Acho que eu gosto.

Antes que ele nascesse eu vivia chateando a minha mãe pra ela me arranjar um irmãozinho. Eu até andava pra trás, porque quando uma criança anda pra trás, é porque ela vai ganhar um irmãozinho.

E fui eu que escolhi o nome dele: Pedro, que é o nome do meu melhor amigo. E no dia que ele nasceu, eu fui no hospital visitar minha mãe e meu pai botou ele no meu colo! E ele era tão pequenininho! Eu até achei que eu tinha que tomar conta dele sempre!

Mas às vezes, meu irmãozinho me atrapalha!

Ele é muito pequeno e não sabe brincar das coisas que eu sei!

E ele se mete nas minhas brincadeiras e atrapalha tudo!

E a minha mãe fica me enchendo, que ela quer que eu leve ele pra todo lugar que eu vou: pra brincar na areia, pras festas de aniversário, pra ir ao shopping com meu pai.

Quando a gente sai na rua, todo mundo fica dizendo:

“Que bonitinho!”

“Que engraçadinho!”

Eu não acho graça nenhuma, que eu quero andar depressa e ele não sabe andar depressa...

E se eu quero comprar alguma coisa a minha mãe diz:

“Você já ganhou um presente hoje! Agora é a vez do Pedrinho!”

Antigamente, meu pai me contava uma história, antes de dormir.

Mas agora, ele não quer fazer barulho, pro Pedrinho não acordar!

Então ele me leva pra sala, pra contar histórias, e eu acabo dormindo no sofá!

E os meus tios e os meus primos, quando eu chego na casa da vovó, só ficam brincando com o Pedrinho e não ligam mais pra mim...

E quando o Pedrinho fica doente? Todo mundo só quer saber dele, só manda eu ficar quieto, pra não acordar ele, e todo mundo traz presentes pra ele e esquece de me trazer presentes...

Mas no outro dia eu estava um pouquinho doente. Aí minha mãe nem foi trabalhar pra ficar comigo e a minha tia passou o dia todo me agradando e meu pai me trouxe um monte de brinquedos.

É! Aquele dia foi bom!

Também foi bom no outro dia, quando a vovó veio lá em casa, e todo mundo estava fazendo festa pro Pedrinho, e ela disse:

“Eu quero é ver o Miguel! Que eu gosto muito do Miguel!”

Aí minha avó me pegou no colo, me contou um monte de histórias e disse que eu já estava ficando muito grande e muito bonito!

Ela até falou que ela gostava de brincar comigo, porque eu sei brincar de uma porção de coisas, que o Pedrinho ainda não sabe.

E quando meu amigo veio na minha casa e disse que não queria brincar com o Pedrinho que ele era chato, eu fiquei louco da vida e disse que meu irmão não era chato, nada! Só se fosse o irmão dele!

Porque o Pedrinho é bem bacana!

Ele anda de um jeito diferente, e ele fala umas coisas engraçadas. Ele brinca comigo de carrinho e de pegador e a gente joga bola junto

E eu boto ele no carrinho de brinquedo e empurro pela casa toda, e ele ri muito e eu também.

Está certo que às vezes criança pequena atrapalha.

Mas também, às vezes, criança pequena é bem divertida!

E sabe de uma coisa?

Eu não acho que eu gosto dele. Eu sei que eu gosto muito, muito mesmo do meu irmãozinho!

Ruth Rocha

2. Interpretação:

a) O texto que você acabou de ler é uma narrativa. Que tipo de narrativa é apresentada? Retire uma frase do mesmo que justifique a sua resposta.___________________________________________
_______________________________________________

b) Quem escolheu o nome do irmãozinho e por quê?
________________________________________________

c) Relacione o título do texto com a história:
_________________________________________________________________________________

d) Você acredita realmente que Miguel não goste de seu irmão? Justifique sua resposta:__________________________________________________________________________

e) Você tem irmão ou irmã? Como é o relacionamento entre vocês?_____________________________________________________________________________

f) Se a resposta anterior foi negativa, gostaria de ter um irmão ou irmã? Por quê?______________________________________________________________________________


Interpretação textual

    - Posso sair da mesa? - A cobra Silvia pergunta no final do almoço. Ela quer brincar com os amiguinhos.
    - Termine o seu leite, Silvia. Depois disso você pode - Responde a Mamãe Cobra sorrindo.
    - Mas está quente! - Ela reclama. - Resta apenas um pouco de leite no copo.
    - Há um segundo você... Bebeu quase tudo - Diz a mamãe.
    - Eu não gosto deste pouco no copo - Silvia se queixa.
    Ela deixa a boca bem fechada.
    - Silvia, não vamos desperdiçar comida. Por favor, beba tudo, ou você não vai brincar esta tarde - Diz a mamãe, com firmeza.
    Silvia sabe que o leite, na verdade não está quente.
    Ela o engole e faz uma careta, só de brincadeira.
    - Da próxima vez, beba até a última gota - a mamãe diz, sorrindo da teimosia de Silvia.
    A mamãe fazia exatamente a mesma coisa quando era pequena. Então, ela sabe bem sobre isso.


Questões
1) Qual é o título do texto?
R.

2) O que a cobra Silvia pergunta no final do almoço?
R.

3) Por que a cobra Silvia quer sair da mesa?
R.

4) O que a mamãe responde para Silvia?
R.

5) Do que Silvia reclama para a mamãe?
R.

6) Como Silvia reage, quando sua mãe diz ara ela beber tudo, ou não irá brincar esta tarde?
R.

7) Por que a mamãe sorri da teimosia da Silvia?
R.
Acento agudo e acento circunflexo


1)   Leia o pequeno texto e copie as palavras monossílabas acentuadas.

- Jó, venha cá!
Vá lá na horta, pegue três pás de adubo e coloque em volta dos pés de alface. Em um mês teremos lindos pés de alface.

R.

2)   Acentue as palavras abaixo e separe as sílabas.
Jacare –
Jilos –
Vatapa –
Carijo –
Guarana –
Bones –
Atras  -
Curio –

3)   Sublinhe a sílaba tônica de cada palavra abaixo e acentue.
Também
Ninguém
Armazéns
Alguém
Parabéns
Além
Reféns
Vintém


4)   Escreva abaixo somente as palavras paroxítonas terminadas em ditongo.
Régua       Óleo          caderno             operário            experiência
Água                 sítio          ciência              alicate               filha

R.

5)   Escreva 5 palavras que você conhece que seja proparoxítonas.

R.
Interpretação de Texto
Shirley festeja a primavera
Shirley volta de longe esperando o reencontro com seu ninho. Foi nesse ninho que ela nasceu. A andorinha reconhece bem sua casa!
Bica direto em cima, mas a porta está fechada. Shirley acha, enfim, uma janela para entrar.
- Mas o que faz aqui? - diz Lilibel, que termina seu ninho.
- Bom dia! Procuro minha casa.
- Mas é a filha de Mona!? - diz Lilibel. Seu ninho fica na terceira viga à esquerda. Guardei seu lugar!
Shirley se instala e, ao limpar o ninho, o que vê? O pequeno avião de feno que seu papai lhe havia feito! Arruma-o com cuidado para seus filhotes. Mas um pouco de lama seca para reparar o ninho e Shirley se instala para chocar, pois hoje começa a primavera no hemisfério Norte!


Questões

1) Qual é o título do texto?
R.

2) Por que Shirley volta de longe?
R.

3) Shirley, procurando seu ninho, tenta entrar no ninho de quem?
R.

4) Enquanto Shirley estava limpando seu ninho, o que vê?
R.

5) Para quem Shirley guarda o pequeno avião?

R. 

DROMEDÁRIOS E CAMELOS
DROMEDÁRIOS FICAM ATÉ QUINZE DIAS SEM ENGOLIR UMA GOTA D’ÁGUA, MAS PODEM BEBER VINTE LITROS DO LÍQUIDO EM UM MINUTO.
DROMEDÁRIOS E CAMELOS SÃO PRIMOS. OS PRIMEIROS TÊM PERNAS MAIS LONGAS E PATAS MAIS LARGAS, POR ISSO ANDAM COM FACILIDADE NA AREIA. ELES TAMBÉM SÃO MENORES E MAIS LEVES. TÊM UMA CORCOVA. OS CAMELOS TÊM DUAS CORCOVAS E VIVEM  EM REGIÕES FRIAS COMO A CHINA E TIBETE. OS DROMEDÁRIOS PREFEREM LUGARES QUENTES COMO O NORTE DA ÁFRICA E ÍNDIA.
OS DROMEDÁRIOS SOFRERAM MUDANÇAS QUE AJUDARAM NA ADAPTAÇÃO DO CLIMA SECO. DURANTE UMA TEMPESTADE NO DESERTO, ESSES ANIMAIS FECHAM AS NARINAS E NÃO DEIXAM ENTRAR AREIA.

QUESTÕES
1.    QUAL O TITULO DO TEXTO?
______________________________________________________________________________
2.    QUAL É TEMA DO TEXTO?
______________________________________________________________________________
3.    QUE TIPO DE TEXTO É ESSE?
______________________________________________________________________________
4.    DIGA O QUE OS CAMELOS E OS DROMEDÁRIOS TEM DE PARECIDO.
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
5.    O QUE OS DROMEDÁRIOS FAZEM PARA FICAR QUINZE DIAS SEM BEBER ÁGUA?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
6.    O QUE ACONTECE COM OS DROMEDÁRIOS DURANTE UMA TEMPESTADE DE AREIA?
______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________



No deserto
Eureca, o escorpião do Saara, se julga superior a todos os outros. Estes estão cheio dos seus grandes ares e dessa mania que ele tem de achar que sabe tudo sobre tudo.
Portanto, Eureca não tem muitos amigos. De qualquer modo, não se interessa por eles; prefere a companhia dos homens, pois pensa que entendem a sua língua. Os homens, contudo, são raros no grande deserto, e fogem quando veem Eureca.
No entanto, certa noite, um homem se aproxima dele e, com um gesto vivo e seguro, pega o escorpião com uma pinça e o joga numa caixa escura. Alguns dias depois, Eureca, num grande aquário trans parente, se tornou uma atração do zoológico.
Vive agora entre os homens, mas pensa com nostalgia na época em que vivia feliz no meio do deserto...

Questões

1) Qual é o título do texto?
R.

2) Por que todos estão cheios de Eureca?
R.

3) Por que Eureca prefere a companhia dos homens à dos amigos?
R.

4) O que um homem faz certa noite?
R.

5) Alguns dias depois de um homem pegá-lo, o que acontece com Eureca?

  • Ortografia

Uma criança escreveu o trecho da música “Dona Aranha” e cometeu alguns erros. Encontre os erros cometidos e escreva novamente a música corrigindo os erros.



DONA ARANHA
A DONA ARANHA SUBIL PELA PAREDE
VEIO A CHUVA  FOTE E A DERUBOU
JÁ PASOU A CHUVA O SOL ESTA SUBINDO
E A A DONA ARANHA CONTINUA A SUBIR
ELA É TEIMOZA E DESOBEDIENTE
SOBE, SOBE E NUNCA ESTÁ CONTENTE.

INTERPRETAÇÃO- TEXTO INFORMATIVO

Pingos de ouro da floresta

As montanhas da mata atlântica, no sudeste e sul do Brasil, guardam muitos tesouros. Um belo exemplo são algumas criaturas miúdas que vivem nas serras de clima úmido e quase ninguém consegue ver, os sapinhos-pingo-de-ouro e os sapos-pulga.
Como o nome já diz os sapinhos-pingo-de-ouro (também conhecidos como sapinhos – abóbora) têm um colorido dourado, mas que pode ser avermelhado e até marrom, já os sapos – pulgas são sempre amarronzados. Esses bichinhos vivem embaixo das folhas caídas no solo úmido da floresta, onde se alimentam de animais ainda menores, como ácaros.
Os sapinhos-pingo-de-ouro são pequeninos, geralmente medindo menos de dois centímetros de comprimento apenas, são tão miúdos que alguns dedos das mãos e dos pés não passam de cotocos ou sequer se desenvolvem.

Leia o texto e em seguida responda as questões abaixo:

A - Onde vivem os sapinhos-pingo-de-ouro?
_______________________________________________________________
B - Quanto mede os sapinhos-pingo-de-ouro?
_______________________________________________________________
     C - Os sapinhos-pingo-de-ouro são conhecidos também por outro nome? Qual?
_______________________________________________________________


 Falcão-Peregrino

O Falcão-Peregrino, encontrado nos Estados Unidos e Canadá – países frios – é considerado o animal mais rápido do mundo. Seus voos ultrapassam 300 km/h. Sua velocidade máxima é atingida durante a caça, alimentando-se principalmente de outras aves.
Pesa até um quilo e meio e a envergadura das asas pode chegar até 120 centímetros. A diferença entre o macho e a fêmea do Falcão – Peregrino é o tamanho. As fêmeas são maiores e mais pesadas.
Durante os meses quentes, de outubro a abril, migra para o Brasil, podendo ser visto até mesmo em grandes cidades, no topo dos edifícios.
Agora, responda: 

a-    Em quais países o Falcão-Peregrino é encontrado?
_______________________________________________________________
b-    Quanto chega a pesar um Falcão – Peregrino?
_______________________________________________________________
c-    Qual a diferença entre o macho e a fêmea do Falcão–Peregrino?
_______________________________________________________________
d-    De que se alimenta o Falcão–Peregrino?
_______________________________________________________________
e-    Por que o Falcão migra dos Estados Unidos e Canadá para o Brasil?
_______________________________________________________________


1) Leia o poema :
O sonho e a fronha
Sonho risonho
na fronha de linho.
Na fronha de linho,
a flor sem espinho.
Apanho a lenha
para o vizinho.
E encontro o ninho 
de passarinho.
De que tamanho
seria o rebanho?
Não há quem venha
pela montanha
com a minha sombrinha
de teia de aranha?
Sonho o meu sonho.
A flor sem espinho
também sonha
na fronha.
Na fronha de linho.
Cecília Meireles


2)Transcreva.abaixo todas as palavras do poema que são escritas com nh.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3) Separe as sílabas das palavras abaixo, em seguida classifique-as marcando um (x) em dissílaba ou trissílaba:
PALAVRAS
Separação silábica
dissílaba
trissílaba
Sonho



Fronha



Risonho



Linho



Espinho



Apanho



Lenha



Vizinho




O MACACO E O COELHO

                 Um macaco e um coelho fizeram a combinação de um matar as borboletas e outro matar as cobras. Logo depois o coelho dormiu.
                  O macaco veio e puxou-lhe as orelhas.
                   _ O que é isso? Gritou o coelho, acordou num pulo.
                  O macaco deu uma risada.
                _ -- Ah! Ah! Pensei que fossem duas borboletas...
                 
O coelho danou com a brincadeira e disse lá consigo “Espere que te curo”.
                  Logo depois  o macaco  sentou-se numa pedra para comer uma banana. O coelho veio por trás com um pau, e lept! – pregou- lhe uma grande paulada no rabo. O macaco deu um berro, pulando para cima duma árvore.
                     Desculpe amigo – disse lá debaixo o coelho. _ Vi aquele rabo torcidinho  entre as pedras e pensei que fosse uma cobra.
                      Foi desde ai que o coelho, de medo do macaco se vingar - passou a morar nos buracos.

1 - O trato que o macaco e o coelho  fizeram foi que:
       (A)         Os dois matariam as borboletas e as cobras.
 (B)         Um mataria as borboletas e outro mataria as cobras
(C)          O coelho mataria as borboletas quando o macaco   mandasse
 (D)         O macaco mataria as cobras, com a ajuda do coelho
  
2- O coelho, com medo de vingança do macaco, passou então a morar.
(A)         Com outros animais.
(B)         Com a cobra e a borboleta.
(C)           Em tocas.
(D)Na copa das árvores.

3- No texto, a frase   ---Ah! Ah! Pensei que fossem duas borboletas..., é dita
(A)Pelos dois personagens
(B)           Pelo coelho
(C)           Pelo narrador
(D)Pelo macaco

4) Podemos afirmar que a historia O macaco e o coelho:
(A)Aconteceu no passado e em uma floresta.
(B)           Aconteceu no presente e em um buraco.
(C)           Aconteceu  no passado e em uma cidade.
(D)Aconteceu no presente em um lugar indefinido.

5)  No texto, o narrador:
(A)        Dá informação sobre os macacos e coelhos.
(B)         Conta uma história.
(C)         Participa como personagens da história.
(D)       Dá uma opinião sobre o comportamento dos animais.

6) Em O Coelho danou com a brincadeira e disse lá consigo:
     Espere que te curo – a palavra grifada dá ideia que o coelho
(A)     Espera que o macaco se desculpe.
(B)      Quer ser amigo do macaco.
(C)      Vai curar o macaco de uma doença.
(D)     Vai vingar-se pelo que o macaco fez.

7) A alternativa que apresenta uma pergunta é:
(A)    – Desculpe-me, amigo – disse lá embaixo o coelho
(B)        Espere que te curo.
(C)      – O que é isso ? Gritou o coelho.
(D)     – Ah ! Ah ! Pensei que fosse duas borboletas.

8) Em O Coelho danou com a brincadeira..., a palavra grifada pode ser substituída por:
(A)Ficou zangadíssimo.
(B)           Ficou orgulhoso.
(C)           Ficou muito alegre.
(D)Ficou entusiasmado.

9) Em – Ah ! Ah! Pensei que fosse duas borboletas..., a fala da personagem é indicada:
(A)          Pela letra maiúscula na primeira palavra.
(B)           Pelo travessão.
(C)           Pelo ponto de exclamação.
(D)          Pelo sinal de reticências.


10 – Escreva um bilhete para  o seu amigo(a)  – Tema livre

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 LEITURA E REFLEXÃO- PARA REALIZAÇÃO DA AAP. ( AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO)
HISTÓRIA DO SOLDADINHO DE CHUMBO. 
https://editorarideel.com.br/wp-content/uploads/2015/07/MIOLO_O_Soldadinho_de_Chumbo.pdf







Nenhum comentário:

Postar um comentário

*ATENÇÃO: Instruções

SENHORES PAIS E RESPONSÁVEIS Orientar nossos alunos a entrar no Blog da E. E. Rodrigues Alves diariamente e fazer as atividades proposta...