LÍNGUA PORTUGUESA
Não esqueçam do cabeçalho completo antes de iniciar cada lição.
Interpretação de textos - Fábulas
1.) O LOBO E O BURRO
Um burro estava comendo quando viu um lobo escondido espiando
tudo o que ele fazia. Percebendo que estava em perigo, o burro
imaginou um plano para salvar a pele.
Fingiu que era aleijado e saiu mancando com a maior dificuldade.
Quando o lobo apareceu, o burro, todo choroso, contou que tinha
pisado num espinho pontudo.
__ Ai, ai, ai! Por favor, tire o espinho de minha pata! – implorou –
Se você não tirar, ele vai espetar sua garganta quando você me engolir.
O lobo não queria se engasgar na hora de comer seu almoço, por isso
quando o burro levantou a pata ele começou a procurar o espinho com
todo o cuidado. Nesse momento o burro deu o maior coice de sua vida
e acabou com a alegria do lobo. Enquanto o lobo se levantava todo
dolorido, o burro galopava satisfeito para longe dali.
Moral da história: Tenha cuidado com os favores inesperados, pois eles
podem esconder segundas intenções.
Fonte: ‘Fábulas de Esopo’ .
QUESTÕES:
1. Escolha abaixo a frase que melhor resume a história:
a. ( ) O burro aleijado.
b. ( ) A amizade dos animais.
c. ( ) A esperteza do burro.
d. ( ) O lobo faminto.
2. O lobo estava escondido espiando o burro porque queria:
a. ( ) assustá-lo.
b. ( ) comê-lo.
c. ( ) conhecê-lo.
d. ( ) machucá-lo.
3. “O burro imaginou um plano”. Imaginou um plano quer dizer que:
a. ( ) teve uma ideia.
b. ( ) queria fugir.
c. ( ) viu o lobo.
d. ( ) se escondeu.
4. Qual foi a ideia que o burro teve para salvar a pele? __________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
5. Leia novamente o seguinte trecho da fábula: ‘Ai, ai, ai! Por favor, tire
o espinho de minha pata! – implorou - Se você não tirar, ele vai espetar
sua garganta quando você me engolir’.
O que a palavra “implorou” quer dizer?
a. ( ) pediu.
b. ( ) falou.
c. ( ) sorriu.
d. ( ) pensou.
6. “Se você não tirar, ele vai espetar sua garganta quando você me
engolir”. Nesse trecho a palavra ele se refere:
a. ( ) ao lobo.
b. ( ) ao burro.
c. ( ) ao coice.
d. ( ) ao espinho.
7. Releia o trecho: ‘O lobo não queria se engasgar na hora de comer
seu almoço’. O “almoço” do lobo, nesse caso, seria:
a. ( ) o burro.
b. ( ) um coelho.
( ) uma carne.
d. ( ) um espinho.
8. O lobo se levantou todo dolorido por quê:
a. ( ) tinha pisado num espinho.
b. ( ) levou um coice do burro.
c. ( ) caiu em cima de um espinho.
d. ( ) acabou sua alegria.
9- Explique a moral da fábula. ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________
2.) O CÃO E SEU REFLEXO
Um cão estava se sentindo muito orgulhoso de si mesmo. Achara um enorme
pedaço de carne e a levava na boca, pretendendo devorá-lo em paz em algum
lugar. Ele chegou a um rio e começou a cruzar a estreita ponte que o levava
para o outro lado. De repente, parou e olhou para baixo. Na superfície da
água, viu seu próprio reflexo brilhando.
O cão não se deu conta que estava olhando para si mesmo. Julgou estar
vendo outro cão com um pedaço de carne na boca.
__Opa! Aquele pedaço de carne é maior que o meu, pensou ele. Vou pegá-lo
e correr. Dito e feito. Largou seu pedaço de carne para pegar o que estava
na boca do outro cão.
Naturalmente, seu pedaço caiu na água e foi parar bem no fundo,
deixando-o sem nada.
MORAL: Quem tudo quer tudo perde.
1- O texto acima é:
( A ) Fábula
( B ) Conto de fadas
( C ) Propaganda
( D ) Notícia
2- O texto foi escrito com o objetivo principal:
( A ) anunciar um produto.
( B ) dar instruções.
( C ) transmitir ensinamento.
( D ) mostrar pesquisa.
3- O texto trata principalmente da:
( A ) coragem do cão.
( B ) fome do cão.
( C ) ambição do cão.
( D ) sabedoria do cão.
4- O fato que deu início a narrativa foi:
( A ) a grande fome do cão.
( B ) o sentimento de orgulho do cão.
( C ) a sombra que o cão viu no rio.
( D ) a ponte que o cão atravessou.
5- O cão largou seu pedaço de carne porque:
( A ) atravessou um rio procurando alguma coisa.
( B ) deixou que o pedaço menor fosse levado pelo rio.
( C ) ficou privado dos dois pedaços de carne.
( D ) julgou que o outro cão tinha um pedaço maior.
3.) RELEMBRANDO OS SINAIS DE PONTUAÇÃO, FAÇA
A ATIVIDADE ABAIXO:
4.) AGORA VOCÊ PEGUE SUA APOSTILA "APRENDER SEMPRE"
E FAÇA A ATIVIDADE 4 (curiosidades) QUE É UM TEXTO
INFORMATIVO (OUTRO GÊNERO TEXTUAL).
Vamos exercitar !
Total de visualizações de página
Assinar:
Postar comentários (Atom)
*ATENÇÃO: Instruções
SENHORES PAIS E RESPONSÁVEIS Orientar nossos alunos a entrar no Blog da E. E. Rodrigues Alves diariamente e fazer as atividades proposta...
-
Roteiro de Atividades 5ºAnos Semana de 16 a 20/03 Realizar a leitura da Carta 1 - Escrita pelos leitores, do Ler e Escrever (página 1...
-
Roteiro de Atividades 5ºAnos Realizar as atividades 2.1 (pagina 16) e 2.2 (pagina 17) da sequencia 2, do EMAI. Resolver as situações pr...
-
Roteiro de Atividades 5º ano Referente a semana de 16 a 20/03/2020. Observação: As atividades sobre os mapas apresentaram problema de...
Nenhum comentário:
Postar um comentário