Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

PORTUGUÊS 5º ANO 2

Atividade 17/12

Atividade 1. APRENDER SEMPRE 3. Charge, página 54 e 55.


Atividade 16/12

Atividade 1. APRENDER SEMPRE 3. Cartum, página 51 e 52.


Atividade 15/12

Atividade 1. APRENDER SEMPRE 3. Poema para Lili, página 33.

Atividade 14/12

Atividade 1. APRENDER SEMPRE 3. Poema: Havia um menino, páginas 30 e 31.

Atividade 11/12

Atividade 1. Desafios e charadinhas: Língua Portuguesa e Matemática. 

Atividade 10/12

Atividade 1. Aprender Sempre(azul) - Conto: Um homem de consciência atividade 1 à 4, páginas 73 à 75. 

Atividade 08/12

Atividade 1. Avaliação Diagnóstica de Retorno. 

Atividade 07/12

Atividade 1. Revisão e retomada de conteúdos do bimestre. 

Atividade 04/12

Atividade 1. Ler e escrever: Sequência didática - Percorrendo museus pelo Brasil, Atividades 3A, 3B e 3C, leia os textos, das páginas 143, 144, 145, 146, 147, 148 e 149. Depois, faça as atividades, nas páginas 149 e 150. 

Atividade 03/12

Atividade 1. Ler e escrever: Projeto didático: Mata Atlântica - Atividade 3G, leia o texto da página 183. Depois, faça as atividades da página 183-184.

Atividade 02/12

Atividade 1. Ler e escrever: Projeto didático: Mata Atlântica - Atividade 3F, leia os textos das páginas 180 e 181. Depois, faça as atividades da página 182.

Atividade 01/12

Atividade 1. Ler e escrever: Projeto didático: Mata Atlântica - Continuação Atividade 3Eleia os textos das páginas 177 e 178. Depois, faça as atividades 5, 6 e 7, da página 178 e 179.  

Atividade 30/11

Atividade 1. Ler e escrever: Projeto didático: Mata Atlântica - Atividade 3Eleia os textos das páginas 175 e 176 e elabore uma síntese seguindo o esquema da página 174. Depois, faça as atividades 2 e 3, da página 177.  

Atividade 25/11

Atividade 1. Ler e escrever: Projeto didático: Mata Atlântica - Atividade 3Cleia os textos: 

Hotspots, das página 168, 169 e 170
Os 10 locais(hotspots) mais ameaçados do planeta Terra, das páginas 171, 172 e 173. 
 
Depois,  copie e responda as questões no seu caderno:

1. Localizar, no texto, o trecho que define hotspot.
2.. Por que os locais conhecidos como hotspots precisam ser preservados?
3. O que mais chamou sua atenção a respeito dos 10 hotspots que
acabamos de conhecer?
4. Sobre quais dos hotspots vocês já ouviram falar? O que ouviram falar sobre eles?
5. Qual deles se encontra no Brasil?
6. Quais dos hotspots possui o maior número de espécies endêmicas ameaçadas
de extinção?
7. No infográfico, identifique a principal ameaça que assola os biomas.

Atividade 23/11

Atividade 1. Ler e escrever: Sequência didática - Percorrendo museus pelo Brasil, Atividades 1C, das páginas 136, 137, 138 e 139. Leias os textos e faças as atividades. 

Atividade 16/11

Atividade 1. APRENDER SEMPRE(roxo): Etapa 3 – Leitura de textos publicitários: Mobilidade urbana, das página 67, 68, 69 e 70..

Atividade 13/11

Atividade 1. Sequência Didática: Conhecendo algumas histórias da cultura Afro-brasileira, leia o conto “Oxóssi”, nas páginas 197, 198 e 199, do Ler e Escrever (volume 2). Depois, copie e responda as questões da página 199 sobre esse texto.

Atividade 12/11

Atividade 1. APRENDER SEMPRE(roxo): Etapa 2 – 3ª Atividade: Lendo Carta de leitor e identificando posicionamento do autor, da página 66. 

Atividade 10/11

Atividade 1. Projeto didático: Mata Atlântica - Atividade 3Aleia os textos, das página 162 e 163, do Ler e Escrever (volume 2). Depois, preencha o quadro sobre esses textos na página 165. 

Atividade 09/11

Atividade 1. Projeto didático: Mata Atlântica - Atividade 3A, leia os textos "Efeito estufa e chuva ácida", página 161 e 162, do Ler e Escrever (volume 2). Depois, preencha o quadro sobre esses textos na página 164. 

Atividade 06/11

Atividade 1. Atividade de Leitura -  Contos de assombração: Dois velhos surdos, acessando o link abaixo.  Depois da leitura, depois faça a ficha de leitura, copie e responda as questões abaixo no seu caderno.


Ficha de leitura: 
Nome da História e Autor: 
• Onde e quando aconteceu?
• De que forma o autor descreve isso?
• Quem são os personagens?
• Como o autor faz a descrição dos personagens?
• Qual enigma aparece no conto?
• O enigma é resolvido? Como?

Atividade 05/11

Atividade 1. Etapa 4-  de Leitura de tiras em quadrinhos -  Atividade 2 e 3, das páginas 72 e 73do Aprender Sempre 2.(capa roxa)

Atividade 03/11

Atividade 1. Etapa 4-  de Leitura de tiras em quadrinhos -  Atividade 1 e 2, das páginas 70 e 71do Aprender Sempre 2.(capa roxa)

Atividade 29/10

Atividade 1. Atividade de Leitura -  Contos de assombração: O baile do caixeiro viajante, das páginas 74, 75, 76 e 77, do Aprender Sempre 2. Depois da leitura, depois faça a ficha de leitura, copie e responda as questões abaixo no seu caderno.

Ficha de leitura: 
Nome da História e Autor: 
• Onde e quando aconteceu?
• De que forma o autor descreve isso?
• Quem são os personagens?
• Como o autor faz a descrição dos personagens?
• Qual enigma aparece no conto?
• O enigma é resolvido? Como?

Atividade 27/10

Atividade 1. Leitura de Carta do Leitor: 1ª atividade - Retomando conhecimento e 2ª atividade  - Lendo Cartas, das páginas63, 64 e 65 do Aprender Sempre (volume 2)

Atividade 26/10

Atividade 1.Projeto didático: Mata Atlântica - Atividade 1A "Um mundo para conhecer e cuidar", página 157, 158 e 159, do Ler e Escrever (volume 2)

Atividade 23/10

Atividade 1.Faça a atividade 4 A - Produzindo um conto de mistério, das páginas 218 e 219. Depois, você deve passar no seu caderno a versão final do conto. (Ler e Escrever volume 1)

Atividade 22/10

Atividade 1. Estudo ortográfico: Atividade 2F- Ampliando a análise das palavras e Atividade 2G - Corrigindo palavras, das páginas 182 e 183, do Ler e escrever (volume 1).

Atividade 20/10

Atividade 1.Estudo ortográfico: Atividade 2E - Classificação de Sílabas Tônicas, da página 181, do Ler e escrever (volume 1). Podem fazer o quadro no caderno, classificando as palavras abaixo:
Lista de palavras para classificarem:
Numeral estômago mulher filho viver lápis item atrás calçada antônimo fazenda ferrugem urubu pássaro caminhão animal afogado dominó médico menino alfinete dedo então potável caneta Jesus cachorro ângulo sorrir arroz África juiz música verão júri
Atividade 19/10

Atividade 1. Leia  e faça as atividades sobre a crônica ¨Tormento não tem idade¨, acessando o link abaixo:


Atividade 17/10

Atividade 1. Atividade de Leitura -  Contos de assombração: A árvore dos desejos. Depois da leitura, depois faça a ficha de leitura, copie e responda as questões abaixo no seu caderno.


Ficha de leitura: 
Nome da História e Autor: 
• Onde e quando aconteceu?
• De que forma o autor descreve isso?
• Quem são os personagens?
• Como o autor faz a descrição dos personagens?
• Qual enigma aparece no conto?
• O enigma é resolvido? Como?

Atividade 15/10

Atividade 1. Leia a crônica Minhas Férias, das páginas 203 e 204 do livro Vem voar. Depois, copie e responda no seu cadernoas questões da atividade 1 – Leitura de Crônicas, da página 133 do Ler e Escrever (volume 2).

Quem é o(a) autor(a) da crônica?
• Qual o livro de onde foi retirada a crônica?
• Qual é a temática abordada?
• O texto apresenta descrição do local e dos personagens?
• Como o texto foi iniciado? Você pode começar direto num diálogo, sem a preocupação de apresentar o personagem ou o lugar onde a história acontece?
• Qual é a linguagem utilizada pelo(a) autor(a)? (Formal ou Informal)


Atividade 14/10

Atividade 1.  Leia as imagens e o texto sobre “Transportes poluentes e não poluentes” da página 200, do Vem voar. Depois responda as questões na página 201.
 
Atividade 06/10

Atividade 1. Estudo Ortográfico: Faça a atividades 8, do Aprender Sempre (Volume 1), das páginas 12 e 13.

Atividade 02/10

Atividade 1. Atividade de Leitura -  Contos de assombração: A Armadilha da morte, para ler o texto clique nos links abaixo Depois da leitura, depois faça a ficha de leitura, copie e responda as questões abaixo no seu caderno.


Ficha de leitura: 
Nome da História e Autor: 
• Onde e quando aconteceu?
• De que forma o autor descreve isso?
• Quem são os personagens?
• Como o autor faz a descrição dos personagens?
• Qual enigma aparece no conto?
• O enigma é resolvido? Como?

Atividade 01/10 

Atividade 1. Faça a atividade 4 - Treinando a síntese dos textos de divulgação científica, da página 7 e a Atividade 5: Ficha Técnica - Uma forma de síntese, páginas 8 e 9, do Aprender sempre (volume 1)

Atividade 29/09 

Atividade 1. Faça a atividade 3 - Um pouquinho sobre o mundo animal - Síntese dos textos de divulgação científica, das páginas 5 e 6, do Aprender sempre (volume 1)


Atividade 28/09 

Atividade 1. Projeto Didático: Contos de Assombração. Atividade 3H - Analisando os discursosda página 217, do Ler e Escrever (volume 1). Retome a leitura do conto: O tesouro subaquático, das páginas 238, 239 e 240 do livro Vem voar. 

Atividade 25/09 

Atividade 1. Atividade de Leitura -  Contos de assombração: O tesouro subaquático, das páginas 238, 239 e 240 do livro Vem voar. Depois da leitura, depois faça a ficha de leitura, copie e responda as questões abaixo no seu caderno.

Ficha de leitura: 
Nome da História e Autor: 
• Onde e quando aconteceu?
• De que forma o autor descreve isso?
• Quem são os personagens?
• Como o autor faz a descrição dos personagens?
• Qual enigma aparece no conto?
• O enigma é resolvido? Como?


Atividade 24/09 

Atividade 1. Projeto Didático: Contos de Assombração. Atividade 3F - Ampliando o repertório, das páginas 214 e 215. E a Atividade 3G - Analisando Aspectos descritivos, da página 216, do Ler e Escrever (volume 1). Retome a leitura do conto: O retrato oval para fazer as atividades.
 
Atividade 22/09 

Atividade 1.  Estudo Ortográfico: Atividade 3.C – Ampliando a análise de palavras, das páginas 178, 179 e 180, do Ler e Escrever.  (volume 1).

Atividade 21/09 

Atividade 1.  Estudo Ortográfico: Atividade 3.B – Refletindo a escrita das palavras, das páginas 176, 177 e 178, do Ler e escrever (volume 1). Orientação complementar: procurem no dicionário ou no google três definições e classificação de cada palavra a seguir: Cessasse, disfarce, longínqua, silene, pasce, ogiva. 
Exemplo de classificação: verbo, substantivo, adjetivo, etc. 

Atividade 18/09 

Atividade 1.Atividade de Leitura -  Contos de assombração: O mistério da casa abandonada, Fernando Sabino. Clique no link abaixo para fazer a leitura, depois faça a ficha de leitura. Copie e responda as questões abaixo no seu caderno.


Ficha de leitura: 
Nome da História e Autor: 
• Onde e quando aconteceu?
• De que forma o autor descreve isso?
• Quem são os personagens?
• Como o autor faz a descrição dos personagens?
• Qual enigma aparece no conto?
• O enigma é resolvido? Como?

Atividade 17/09 

Atividade 1. Estudo Ortográfico: Atividade 3.A – Estudando mais regularidades, das páginas 174 e 175, do Ler e escrever (volume 1)

Atividade 15/09 

Atividade 1. Continuação das atividades sobre do texto "Abad Alfau e a caveira", das páginas 229, 230 e 231, do livro Vem Voar. 

Atividade 14/09 

Atividade 1. Faça a leitura do texto "Abad Alfau e a caveira", das páginas 224, 225 e 226 do Vem Voar. Depois, faça as atividades das páginas 227 e 228. 

Atividade 11/09 

Atividade 1. Estudo Ortográfico: Acentuação das palavras – faça as atividades das 260 e 261, do Vem Voar. 

Atividade 2. Atividade de Leitura -  Contos de assombração: O retrato oval, Edgard Allan Poe. Leia o texto clicando no link abaixo e depois faça a ficha de leitura seguindo o roteiro da página 213, do Ler e Escrever (volume 1). Boa leitura!


Atividade 10/09 

Atividade 1.  Leia a reportagem “Medo, medinho, medão” das páginas 254 e 255, do Vem voar. Depois responda as questões sobre o texto nas páginas 256, 257, 258 e 259. 

Atividade 09/09 

Atividade 1. Estudo de Pontuação: Discurso Direto e Indireto, das páginas 250 e 251, do Vem voar. 


Atividade 08/09 

Atividade 1. Estudo Gramatical: Verbo modo Imperativo Faça a atividade “Pensando a língua” das páginas 194 – 195, do Vem voar. 

Atividade 04/09 

Atividade 1. Leia o texto "Carta da Terra" das páginas 190 e 191, e responda as questões das páginas 192 e 193, do Vem Voar. 
Atividade 2. Atividade de Leitura - Sequência: Contos Indígenas e a Etnoastronomia.
Para ler o texto, basta clicar sobre o título do conto. Não esqueça de fazer a ficha de leitura (clique em ficha de leitura para abrir o arquivo!)



Atividade 03/09 

Atividade 1. Após a leitura do texto: "Os mentirosos" das páginas 244, 245 e 246 do Vem Voar. Faça as atividades 5 à 7, das páginas 248 e 249. 

Atividade 02/09 

Atividade 1. Projeto Didático: Contos de Assombração. Atividade 3D - Ampliando o repertório, da página 211, do Ler e Escrever. Retome a leitura dos contos: 'Entrando no quarto misterioso" e "A velha de um olho só" para depois preencher o QUADRO DE ANÁLISE DE RECURSOS USADOS PELOS AUTORES.  

Atividade 01/09 
Atividade 1. Estudo de Pontuação: Atividade 3B - Alterando o discurso Direto e Indireto, das páginas 200, 201 e 202, do Ler e Escrever.

Atividade 31/08 
Atividade 1. Estudo Ortográfico: Faça a atividade 2B - Completando o quadro das descobertas, do Ler e Escrever das páginas 174 - 175. Para completar o quadro, leia e ouça a música Girassol, do Windersson Nunes e Priscilla Alcantra. 



Se a vida fosse fácil como a gente quer
Se o futuro a gente pudesse prever
Eu hoje estaria tomando um café
Sentado com os amigos em frente TV
Eu olharia as aves como eu nunca olhei

Daria um abraço apertado em meu avós
Diria eu te amo a quem nunca pensei
Talvez, é o que o universo espera de nós
Eu quero ser curado e ajudar curar
Eu quero ser melhor do que eu nunca fui
Fazer o que eu posso pra me ajudar

Ser justo e paciente como era Jesus
Eu quero dar valor até o calor do sol
Que eu esteja preparado pra quem me conduz
Que eu seja todo dia como um girassol
De costas pro escuro e de frente pra luz
Eu olharia as aves como eu nunca olhei
Daria um abraço apertado em meu avós
Diria eu te amo a quem nunca pensei
Talvez, é o que o universo espera de nós
Eu quero ser curado e ajudar curar
Eu quero ser melhor do que eu nunca fui
Fazer o que eu posso pra me ajudar
Ser justo e paciente como era Jesus
Eu quero dar valor até o calor do sol
Que eu esteja preparado pra quem me conduz
Que eu seja todo dia como um girassol
De costas pro escuro e de frente pra luz
Que eu seja todo dia como um girassol
De costas pro escuro e de frente pra luz
E de frente pra luz
E de frente pra luz
Se a vida fosse fácil como a gente quer

Fonte: LyricFind
Atividade 21/08 

Atividade 1.Recuperação Contínua. Projeto Didático: Contos de Assombração. Atividade 3C - Comparando Contos, das páginas 208 - 209, do Ler e Escrever. Para te ajudar nessa lição, leia a imagem abaixo, das partes da estrutura de um conto com atenção. Depois, preencha o quadro comparativo com os elementos da narrativa.




Atividade 19/08 

Atividade 1. Vocês vão revisar as cartas de leitor que escreveram na AAP de Língua Portuguesa, utilizando aqueles critérios do quadro da página 170 que já estudamos e depois reescrever a carta, seguindo a estrutura desse gênero textual. Retomem os vídeos da atividade que fizemos no dia 25/06, sobre a revisão e reescrita, e façam com calma a reescrita de vocês. 


Veja abaixo, a estrutura desse tipo de texto:


























Vídeos do dia 25/06




Atividade 13/08 

Atividade 1. Estudo Gramatical: o uso dos por quês.  Leia a explicação e depois, faça as atividades propostas acessando o link abaixo.

Atividade 12/08 

Atividade 1.Estudo de pontuação: Uso do travessão e dois pontos. Leia a tirinha O menino Maluquinho, do Ziraldo. Depois, faça o que é pedido na atividade.

Atividade 11/08 

Atividade 1.Atividade de Leitura: Gênero Crônica - Leia o texto Xixi na calça, do Walcyr Carrasco. Depois, responda as questões abaixo, clique no link para abrir o texto e a atividade. 

Atividade Crônica: Xixi na calça


Atividade 10/08 

Atividade 1.Estudo Ortográfico: At.2. Analisando a Música - Trem de Ferro, Manuel Bandeira. Ouça e leia a letra da música com atenção. Depois, registre as explicações sobre as regras de escrita no quadro das páginas 173 e 174, do Ler e Escrever.  




Atividade 07/08 
Atividade 1. Atividade de Leitura - Sequência: Contos Indígenas e a Etnoastronomia.
Para ler o texto, basta clicar sobre o título do conto. Não esqueça de fazer a ficha de leitura (clique em ficha de leitura para abrir o arquivo!)

Constelações Segmentadas
Ficha de leitura

Atividade 06/08 

Atividade 1. Projeto Didático - Contos de Assombração: Leia o texto "A velha de um olho só"das páginas 205, 206 e 207, do Ler e Escrever. Depois, copie e responda as questões abaixo no seu caderno.

• Onde e quando aconteceu?
• De que forma o autor descreve isso?
• Quem são os personagens?
• Como o autor faz a descrição dos personagens?
• Qual enigma aparece no conto?
• O enigma é resolvido? Como?
• Apresente palavras ou expressões que são características do conto de assombração, utilizadas pelo autor, que mais lhe chamaram a atenção.


Atividade 04/08 

Atividade 1. Estudo de Pontuação: As possibilidades do uso das aspas, atividade 2D das páginas 198 e 199, do Ler e Escrever.

3ºBimestre -Atividade 03/08 

Atividade 1. Estudo de Ortográfico: -isse ou -ice, assistam o vídeo abaixo para relembrar as regrinhas. Depois façam as atividades abaixo no seu caderno:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

*ATENÇÃO: Instruções

SENHORES PAIS E RESPONSÁVEIS Orientar nossos alunos a entrar no Blog da E. E. Rodrigues Alves diariamente e fazer as atividades proposta...