Grande
parte dos jogos e brincadeiras tradicionais que encantam e fazem parte do
cotidiano de várias gerações de crianças estão desaparecendo na atualidade
devido às transformações do ambiente urbano, da influência da televisão e dos
jogos eletrônicos. Pesquisas atuais mostram a importância de resgatar os jogos
tradicionais na educação e socialização da infância, pois brincando e jogando a
criança estabelece vínculos sociais, ajusta-se ao grupo e aceita a participação
de outras crianças com os mesmo direitos (BERNARDES, 2006).
Roteiro:
Leia as instruções dos jogos / brincadeiras;
experimente o que mais o atrair, ou todos!
Conte como foi sua experiência.
EDUCAÇÃO FÍSICA - 5 anos A – B – C
Profa. Maria José
Atividade 1 – BRINCADEIRAS E JOGOS DO MUNDO
Habilidades: EF05EF01; EF05EF04
Grande
parte dos jogos e brincadeiras tradicionais que encantam e fazem parte do
cotidiano de várias gerações de crianças estão desaparecendo na atualidade
devido às transformações do ambiente urbano, da influência da televisão e dos
jogos eletrônicos. Pesquisas atuais mostram a importância de resgatar os jogos
tradicionais na educação e socialização da infância, pois brincando e jogando a
criança estabelece vínculos sociais, ajusta-se ao grupo e aceita a participação
de outras crianças com os mesmo direitos (BERNARDES, 2006).
Roteiro:
Leia as instruções dos jogos / brincadeiras;
experimente o que mais o atrair, ou todos!
Conte como foi sua
experiência.
REPERTÓRIO DE JOGOS E BRINCADEIRAS
1) FLONGODO
Jogado pelo povo Julá da Costa do Marfim, Mali e Burquina Faso.
Número de jogadores: 2
Materiais: 1 tabuleiro; 1 graveto para cada jogador; e 1 pequena pedra
Instruções:
1. Cada jogador deixa o seu graveto na primeira casa do tabuleiro;
2. Um dos jogadores esconde a pedra numa das mãos. O outro jogador deve adivinhar em qual escondeu.
3. Se acertar, fica com a pedra e será ele a escondê-la. Se não acertar, o que escondeu a pedra faz avançar o graveto uma posição e volta a escondê-lo.
4. Ganha o jogador que primeiro levar o graveto para a casa central
Jogado pela tribo dos Dakarkaris, na Nigéria.
Número de jogadores: 2
Materiais: 1 tabuleiro; e 12 peças por jogador.
Instruções:
1. O jogo iniciará com o tabuleiro vazio.
2. Os jogadores vão colocando alternadamente suas peças, uma a uma, nas casinhas vazias do tabuleiro.
3. Uma vez colocadas as peças, é possível movê-las na vertical ou na horizontal até uma casinha próxima.
4. O objetivo é alinhar as fichas de três em três.
5. Quem conseguir o alinhamento retira uma peça do adversário.
6. Não se conta se houver mais de três peças em linha.
7. O jogo termina quando um dos jogadores faz com que o oponente fique sem peças.
Você sabia que... ... há mais de 4 mil anos que se praticam jogos em que é preciso colocar peças em linha? Encontramos uma grande variedade, com representantes em muitos lugares do mundo.
3) LA RAYUELA
Descrito em Valverde del Fresno, Espanha.
Número de jogadores: 2 a 6.
Materiais: • 1 pedra para cada jogador.
Instruções:
1. Para iniciar o jogo deverá ser desenhado no chão o esquema da próxima página.
2. Posicionados atrás da linha de lançamento, cada jogador lança a sua pedra em direção ao quadrado alvo ao chegar a sua vez.
3. Conforme como e onde cair a pedra, marca-se a seguinte pontuação:
• 4 pontos: quando a pedra cair dentro do quadrado alvo.
• 2 pontos: quando a pedra cair em cima da linha do quadrado alvo.
• 1 ponto: quando a pedra cair a menos de um palmo da linha do quadrado alvo.
4. Vence aquele que somar mais pontos no final de três lançamentos.
4) BENDITAS MOEDAS
Praticado na França.
Número de jogadores: 2 a 6
Materiais: 3 4moedas para cada jogador.
Instruções:
1. Para iniciar o jogo deverá ser desenhado no chão o esquema a seguir.
2. Posicionado atrás da linha de lançamento, o primeiro jogador deve lançar as suas moedas, uma por vez, tentando acertar pelo menos uma na casa de número 1.
3. Caso consiga, o jogador deve passar para a casa seguinte, e assim até completar as 9 casas, sem pular nenhum número.
4. Se durante as três tentativas o jogador não conseguir acertar a casa desejada, passa-se a vez para o próximo jogador.
5. Vence o jogador que conseguir chegar primeiro à casa de número 9.
5) ESTICA E SOLTA
Praticado na França.
Número de jogadores: 2
Materiais: 1 tabuleiro; 1 dado; e 1 peça (tampinha).
Instruções:
1. Deve-se sortear a ordem do jogo.
2. O primeiro jogador coloca a peça na casa central, a de número 10.
3. Depois, joga o dado e move a peça de acordo com o número que saiu no dado.
4. Passa-se a vez para o segundo jogador, que faz a mesma coisa, mas do lado contrário ao do primeiro jogador.
5. O jogador que conseguir tirar a peça do tabuleiro primeiro ganha a partida.
6) A ARANHA
Descrito em Espanha
. Número de jogadores: 1 ou mais
Materiais: 1 pedra.
Instruções:
1. Para iniciar o jogo deverá ser desenhado no chão o esquema a seguir.
2. O primeiro jogador lança a pedra para a casa de número 1.
3. O jogador coloca-se com um pé só nessa casa e, com o pé que está fora do chão, chuta a pedra visando empurrá-la para a próxima casa.
4. A pedra sempre deve ser tirada da casa em uma única batida.
5. Nem o pé nem a pedra devem tocar em qualquer número ou linha.
6. Quando o jogador
chega à casa de número 8, ele deve fazer o caminho inverso empurrando a pedra
até que a mesma chegue à casa de número 1.
7) TEJO (MALHA)
Descrito no México.
Número de jogadores: 1 ou mais.
Materiais: 1 pedra (malha); e giz de lousa.
Instruções:
1. Para iniciar o jogo deverá ser desenhado no chão o esquema da próxima página.
2. O primeiro jogador lança a pedra para a primeira casa.
3. O jogador coloca-se com um pé só nessa casa e, com o pé que está fora do chão, chuta a pedra visando empurrá-la para a próxima casa.
4. A pedra sempre deve ser tirada da casa em uma única batida.
5. Quando o jogador chega à COROA, ele desenha uma menor dentro dela e passa a vez para o próximo jogador. 6. Vence o primeiro jogador que conseguir desenhar 3 coroas.
Você sabia que... ... alguns pesquisadores relacionam este jogo com a prática de adivinhar o futuro? Basicamente, há dois grandes grupos de jogos de malha: aqueles em que se salta e aqueles em que se move a malha (pedra) com o pé.
Fonte: Silva, Tiago Aquino da Costa e Jogos do mundo todo: a diversidade do brincar em ação/ Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca)/ Mérie Hellen Gomes de Araujo da Costa e Silva – 1. ed. São Paulo: Kids Move Fitness Programs, 2015.
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