Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de maio de 2020

PORTUGUÊS 4º ANO - SINÔNIMOS

FAÇA O CABEÇALHO NO CADERNO 
PARA ESSA ATIVIDADE VOCÊ IRÁ PRECISAR DE UM DICIONÁRIO

ESCOLA:
DATA: 07/05/2020
TURMA:
NOME:


Atividade com sinônimos

LEMBRE-SE QUE SINÔNIMAS SÃO PALAVRAS DIFERENTES QUE TÊM O MESMO SIGNIFICADO.

Complete as frases abaixo, utilizando o sinônimo das palavras entre parênteses:
A)   A professora _______________ o livro. (achar)
B)   Márcia comprou roupas brancas pois ela gosta de cores _______________(alvas)
C)   Um dia _______________ um passarinho no meu quintal. (surgiu)
D)   Meu amigo pediu _______________ para fazer a lição de casa. (ajuda)
E)   Hoje esfriou _______________. (bastante)
F)   O cachorro está _______________. (tranquilo)
G)   Pedro ganhou um robô e ficou _______________. (alegre)
H)   O bebê aprendeu a _______________. (andar)
I)     A enfermeira _______________ o médico. (auxilia)
J)    O carro está fazendo muito _______________. (barulho)
K)   O ator da novela é um homem muito _______________. (bonito)
L)    O cabelo de Joana é muito _______________. (longo)
M)  O cachorro da Márcia _______________. (sumiu)
N)   Meu tio mora em uma cidade que fica muito _______________. (longe)
O)   Marcio está _______________. (doente)
P)   Mamãe tem um coração _______________. (enorme)
Q)   Barbara é muito  _______________ em fotos. (natural)
R)   Maria mora em um lugar muito _______________. (longe)
S)   O Paulo esta _______________. (enfermo)
T)    O _______________ da loja é muito exigente. (freguês)
U)   O tecido do vestido da mamãe é muito _______________. (bonito)
V)   O palhaço é muito _______________. (gozado)
W)  O salão de festas é muito _______________. (amplo)
X)   Os índios _______________ a floresta. (povoa)
Y)   A cidade é muito _______________ da capital. (distante)
Z)   A sala está _______________ de alunos. (cheia)


MATEMÁTICA 4º ANO - UNIDADES DE MEDIDA

UNIDADES DE MEDIDA - TEMPERATURA PARTE 2

DATA: 07/05/2020

COLOQUE A DATA NO CANTO SUPERIOR DO SEU LIVRO EMAI

REALIZE AS PÁGINAS 33 A 35 DO EMAI

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Colagem com círculos

Quarta feira, 06 de maio de 2020

Colagem com Círculos

Atividade 2º anos - Professoras VERA e DILENE - Arte (duas aulas semanais)

Colagem com CÍRCULOS de vários tamanhos diferentes.

Olá queridos alunos,

Antes de começar, peça um adulto pra te ajudar.

- Hoje você vai procurar pedaços de papéis coloridos, tecidos lisos ou estampados e separar.
- Organize a mesa com cola, tesoura, lápis, canetinha ou lápis de cor. Uma folha de sulfite para base da colagem. Prontos?
- Então vamos começar, procurando objetos em forma de círculos de tamanhos variados (pequenos, médios, grandes - que caiba na folha). Pode usar copo, tampinhas de garrafas, CD, rolinho de papel higiênico, etc...procure o que for mais fácil.
- Coloque em cima do papel ou tecido, marque circulando com lápis ou canetinha. 
- Depois de fazer muitos círculos de vários tamanhos, recorte com a tesoura e reserve.
- Agora peque a folha de sulfite e vai organizando seus círculos combinando cores e tamanhos. Use sua imaginação e deixe o artista que mora dentro de você, mostrar sua arte.
- Depois de organizar, comece a colar um de cada vez. Não tem problema se um pegar um círculo pegar um pedacinho do outro.
- Pode pintar o fundo com lápis de cor para ficar mais bonito.

Veja os exemplos abaixo:

Resultado de imagem para colagens com circulos   Do Abstrato ao Concreto: Materiais didáticos-pedagógicos adaptados ...   Do Abstrato ao Concreto: Materiais didáticos-pedagógicos adaptados ...

Após terminar, assine sua arte e guarde com carinho junto com os outros trabalhos de arte. 

Atenção: Se ficar cansado (a), deixe para acabar no outro dia. 

Colagem com Grãos

Quarta -feira, 06 de maio de 2020

Atividade 1º anos - professora VERA - Arte  
2 aulas semanais (2º e 4º feira)

Colagem com Grãos: contornando a letra do próprio nome

Olá queridos alunos,

Hoje vamos trabalhar com a letra que começa o seu nome. Com ajuda de um adulto, você vai organizar o material.
Primeiro vai pegar uma folha de sulfite, um lápis, e desenhar bem grande a letra que começa o seu nome. Depois, pinte a folha com a cor que mais gosta usando giz de cera ou lápis de cor, bem de leve. Agora você vai separar  grãos ou sementes (arroz, feijão, milho,alpiste, gergelim.cravo, etc). Se quiser, pode usar mais de um para ficar mais bonito. Pegue a cola e pronto...vamos começar.
Veja os exemplos abaixo:

Caixa de diferentes grãos integrais grãos e legumes sementes ... 

Passe a cola na linha da letra desenhada e vai colando os grãos até acabar. Pode repetir, se quiser fazer mais uma linha de grãos ou sementes diferentes. Guarde com cuidado em um lugar seguro para secar. Não esqueça de assinar seu nome na folha. Todo artista assina seu trabalho.

ATENÇÃO: Se você ficar cansado (a), pare e deixe para terminar no outro dia.       

Deve ter ficado lindo. Guarde com carinho na pasta de Arte, junto com os outros trabalhos que já realizou.

CIÊNCIAS - HISTÓRIA 4 ANO

Atividades para serem realizadas no caderno dia 06 de maio
CIÊNCIAS 4º ANO, 



ESCOLA:                                                          DATA:
PROF:                                                              TURMA:
NOME:  

Todos têm história

    […] Quando eu nasci, da barriga da minha mãe, meu pai procurava um lugar bom para vivermos bem.
Eu era criança, meu pai pescava, caçava, buscava frutas para minha mãe poder comer durante meu crescimento.
Quando eu tinha dez anos, já pescava, caçava, buscava frutas para meu pai, minha mãe, minha irmã, meu irmão. Até hoje cuido da minha família. Quando eu tinha dez anos, gostava de brincar com meus amigos, jogava bola, […], ia para a praia, […] flechava peixe, brincava de esconder, de guerreiro brigando com os adversários, me divertia quando tinha festa.
    Hoje, nesta época, sou um jovem apaixonado, gosto de estudar, gosto das festas, gosto de me divertir com meus amigos, gosto de ouvir histórias que meu pai conta, presto atenção no que os velhos explicam […].
MEC – Coordenação Geral de Apoio às Escolas Indígenas. Trechos de Geografia indígena Brasília: Instituto socioambiental, 1996.

 

Questões

1) Quem é o personagem principal do texto? Como você descobriu?
R.

2) Quais informações sobre a vida desse personagem são relatadas no texto?
R.


3) É possível saber informações sobre a vida do personagem? Quais?
R.

4) O que há de semelhante e de diferente entre sua história e a do personagem do texto?
R.

5) Você já pensou na sua história? Que acontecimentos fazem parte da sua vida?
R.

MATEMÁTICA - 3º ANO - SP. 06/05/2020

REVISANDO O CONHECIMENTO:

1.) Escreva por extenso os números abaixo:
432 ________________________________________________________
516 ________________________________________________________
204 ________________________________________________________
95 _________________________________________________________
189 ________________________________________________________
773 ________________________________________________________
320 ________________________________________________________


2.) Arme e efetue as operações abaixo:
a) 13 + 11 + 10 =
b) 150 + 493 =
c) 343 + 528 =
d) 437 + 316 =
e) 54 - 21 =
f) 354 - 222 =
g) 704 - 525 =
h) 431 - 355 =
i) 52 x 7 =
j) 301 x 3 =
k) 130 x 6 =
l) 118 x 7 =


3.) Resolva as situações problemas:
a) Em uma macieira havia 1 centena e 2 dezenas de frutas. Foram
colhidas 6 dezenas.  Quantos frutos restaram?

b) Flávio tinha meia centena de bolinhas de gude. Perdeu algumas
no jogo e ficou com 3 dezenas. Quantas ele perdeu?

c) Para a festa de aniversário de Luciana, sua mãe comprou 130 baloes
azuis, 110 vermelhos e 1 centena e meia de brancos. Quantos
balões foram comprados?


4.) ESTUDEM TABUADA...

LINGUA PORTUGUESA - 3º ANO - SP.06/05/2020



VAMOS RELEMBRAR:
1.) COMPLETANDO A POESIA ABAIXO COM PALAVRAS QUE RIMAM

VOCÊ VIU ?
Uma cegonha
la no alto da _________________ ?
Um passarinho
Que estava no _______________ ?
Uma galinha
que entrou na _________________ ?
Um patinho
todo _________________ ?
Uma velhinha
que segurava uma _____________ ?
Um dinheiro
na pia do _________________ ?
Um carrinho
que estava andando ________________ ?
Uma sardinha
que estava na _________________ ?

2.) CLASSIFIQUE AS PALAVRAS QUANTO AO NUMERO
DE SILABAS (monossilabas, dissílabas, trissílabas e polissílabaS),
CONFORME EXEMPLO ABAIXO

PALAVRAS          NUMERO SILABAS        CLASSIFICAÇÃO
Sol                                    1                                  monossilaba
Tempo
Espantada
Correndo
Nuvens
Demora
Carneirinhos
Não
Aquatico
Piquenique
Caqui
Líquido
Quadriculada

MATEMÁTICA- 4º ANO- UNIDADES DE MEDIDA


DATA: 06/05/2020
UNIDADES DE MEDIDA - TEMPERATURA PARTE 1

COLOQUE A DATA DE HOJE NO CANTO SUPERIOR DA PÁGINA DO SEU LIVRO

REALIZE AS PÁGINAS 30 A 32 DO EMAI

PORTUGUÊS 4º ANO - GÊNEROS TEXTUAIS -NOTÍCIA

FAÇA O CABEÇALHO EM SEU CADERNO
ESCOLA:
DATA:
TURMA:
NOME:

ANÁLISE DE UMA NOTÍCIA - ESCREVA EM SEU CADERNO AS PERGUNTAS E AS RESPOSTAS.


Pássaros constroem “Cingapura” em abacateiro
Glaucia Leal
         Numa metrópole como São Paulo não são apenas as pessoas que têm problemas de espaço e habitação. As aves também. Em um abacateiro de galhos secos, na Rua Álvaro Gomes, em Santana, na zona norte, uma família de joões-de-barro está construindo dois pequenos “prédios”, com três andares .Os pássaros ergueram ,ainda um terceiro cômodo térreo, chamado de” salão de festas” pelos os moradores da região .
O Estado de Paulo, 29/03/98

 Interpretação de texto


1. Quando uma pessoa lê a primeira página de um jornal, encontra, com certeza, várias notícias.
a) Para que serve uma notícia?

b) Além do jornal, quais outros meios de comunicação em que você pode encontrar uma notícia?

2.A notícia que você leu foi publicada num jornal.
a) Em que jornal foi publicada essa notícia?
b) Quem é a autora da notícia
3. Toda notícia fala sempre a respeito de alguém ou de alguma coisa e informa também o que aconteceu.
a) De quem fala a notícia?
b) O que aconteceu?

4. Uma notícia informa onde aconteceu o fato.
a) Onde aconteceu o fato apresentado pela notícia que você leu?

b) A notícia usa várias palavras para informar ao leitor exatamente o lugar em que aconteceu o fato. Enumere esses lugares começando do geral para chegar ao lugar mais específico:
(    ) Rua Álvaro Gomes
(    ) São Paulo
(    ) Santana
(    ) abacateiro de galhos secos
(    ) Zona norte

5. Resuma a notícia informando, numa única frase;
Quem participa do que aconteceu ?
O que aconteceu?


 
6. Toda notícia tem sempre um título. O título de uma notícia chama-se Manchete.
a) Copie a manchete da notícia que você leu.___________________________.

b) Se você comparar a manchete com o resumo que você fez da notícia, o que existe em comum entre eles?

7.  A manchete procura também chamar atenção do leitor para o fato.
a) Você acha que essa manchete consegue isso? Por quê?
b) Se você fosse o jornalista que escreveu essa notícia, que outro título você criaria para esta notícia?

8. “Cingapura” é o nome de um conjunto de prédios populares construído pela Prefeitura de São Paulo.
a) Por que a autora da notícia usou essa palavra entre aspas?

b) “Prédios” e “salão de festas” também estão entre aspas. Qual é o sentido que essas palavras normalmente têm e qual o sentido que elas têm no texto?

9. “Numa metrópole como São Paulo não são apenas as pessoas que têm problemas de espaço e habitação”.
“Você sabe o que é uma metrópole”?
Tente explicar.

10.  A notícia fala de dois problemas de uma metrópole. Você sabe quais são esses problemas?







terça-feira, 5 de maio de 2020

5 Ano Arte


                                   INSTRUMENTOS  MUSICAIS


   Uma das maneiras de se classificar os Instrumentos Musicais é pela forma como o som é

produzido. Assim temos

Instrumentos de Corda - produzem o som, quando tocamos em suas cordas e  elas vibram.

Exemplos: Violão, Violino, Guitarra e outros.

Instrumentos de Percussão - precisamos bater, em alguma parte dele, para produzir o Som.

Exemplos: Tambor, Pratos, Bateria, Pandero e outros.

Instrumentos de Sopro - precisamos assoprar o seu bocal, para produzir Som.

Exemplos: Flautas, Gaitas, Clarinete, Saxofone e outros

   Agora em seu caderno de desenho, você vai desenhar alguns instrumentos musicais e responder a seguinte pergunta:
Será que o nosso corpo pode ser considerado um Istrumento de Percussão?









4Ano ARTE

05/Maio

Você ouviu o Conto   A Roupa Nova de Doralice  que a Professora Isabel leu, na aula de hoje.

Vou propor à vocês, que desenhem a Doralice com um chapéu, um pé de sapato de cada cor,

com seu vestido  "mágico" que era roxo, estampado de flores e folhas, com ouro e muito brilho.

Não esqueçam que ela levava um cãozinho na cólera.


3 Ano ARTE

05 / Maio

Fazer um desenho da sua Cidade ou do seu Bairro .

Pode ser, por exemplo, um dos lugares que você mais gosta de frequentar.

Você pode fazer a Atividade no seu Caderno de Desenho ( se você estiver

com ele). Não se preocupe com a perfeição do Desenho. O importante é

que você realize a tarefa com muita dedicação.

Para colorir o seu trabalho  você pode usar lápis de cor ou giz de cera.

AGENDAMENTO PARA RETIRADA DOS KITS - EFAI e EFAF

URGENTE: EFAI e EFAF

AGENDAMENTO PARA RETIRADA DOS KITS

Telefone: 3266-8212

email: e003827@educacao.com.br

Grato: RA



CIÊNCIAS - 3º ANO - SP. 05/05/2020

A CIDADE

TENTE CONTAR, COM SUAS PALAVRAS E SEU CONHECIMENTO,
(PODE ATÉ PERGUNTAR A MAMÃE OU PAPAI), A HISTÓRIA DA 
CIDADE EM QUE NASCEU. (mínimo de 8 linhas)
AHHHH... NÃO ESQUEÇA DE DESENHA-LA.

MATEMÁTICA - 3º ANO - SP. 05/05/2020

Bom dia meus tesouros!!!

Hoje faremos uma atividade bem divertida...

Pegue seu EMAI pág. 29 e recorte o anexo 3 no meio do livro e brinque
Não esqueça de ler as regras do jogo que consta no livro.

LINGUA PORTUGUESA - 3º ANO - SP. 05/05/2020

Após assistir a aula de hoje no CMSP, vamos recapitular:

Habilidade de localizar uma informação explicita em textos diferentes
e diferentes gêneros textuais.

TEXTO: UMA FESTA SURPRESA

      É sábado, 8 de julho.
      Dona Guilhermina preparou uma festa surpresa para sua filhinha
Marina, que completava 8 aninhos.
      Ela convidou os amiguinhos de Marina e toda a familia. Enfeitou
a mesa com toalha colorida, fez salgadinhos, docinhos e ate um bolo.
      Em cima do bolo maravilhoso, colocou uma bailarina que dançava.
      Marina foi chegando e todos ficaram quietinhos.
      Quando a porta se abriu, todos começaram a cantar: "Parabéns pra
você, ..."
- Puxa, nem acredito! Que surpresa linda.
      Pensou que todos tinham esquecido mas, adorou a surpresa.

APÓS LER O TEXTO, RESPONDA:
1-) Qual o titulo do texto? ___________________________________
2-) Quantos anos Marina estava fazendo? _______________________
3-) O que tinha para comer na festa de Marina? __________________
_________________________________________________________
4-) Quem foi a festa? _______________________________________
5-) O que Marina falou quando chegou? ________________________
_________________________________________________________
6-) Agora faça um desenho e pinte bem bonito sobre o texto.










ORTOGRAFIA
Complete as palavras abaixo com X ou CH

FE___ADURA               PU___AR               EMBAI___O
___ADREZ                    DU___A                  FI___A
CAI___A                        BOLA___A             GRA___A
___OCOLATE               ME___ERICA         EN___AME
PI___E                           CO___I___O           ___AMAR
E___AME                      ___ICARA              ___ALEIRA
___URRASCO              PEI___E                  ___APÉU

4 º ANO MATEMÁTICA- EMAI

COLOQUE A DATA NO INÍCIO DA PÁGINA .

REALIZE ESSAS ATIVIDADES NO EMAI,  PÁGINAS 26 E 27

CIÊNCIAS 4º ANO - SISTEMA SOLAR

FAÇA O CABEÇALHO EM SEU CADERNO:
ESCOLA:
DATA:
TURMA:
PROFESSORA:
NOME:

COPIE ESTA ATIVIDADE EM SEU CADERNO DE CIÊNCIAS

FASES DA LUA

   A Lua é o satélite natural da Terra que ao contrário do sol, não tem luz própria. A luz que vemos vem do Sol. A Lua recebe a luz solar e a reflete.
   Essa luminosidade que a lua recebe não é sempre a mesma, pois às vezes a Terra entra na frente do Sol e isso muda a quantidade de luz que a lua recebe. Essas mudanças na luz que a lua reflete são chamadas fases da Lua. Cada fase dura aproximadamente 7 dias. A Lua passa por 4 fases: a Lua cheia, Lua nova, Quarto crescente e Quarto Minguante. Para completar esse ciclo leva-se aproximadamente 28 dias.
Lua Cheia: o reflexo da luz é visível em toda a superfície da lua.
Lua Nova:  o Sol ilumina a face que não está virada para a Terra, por isso não podemos ver a luz sendo refletida.
Quarto Crescente e Quarto Minguante: apenas metade da sua superfície fica visível.

APÓS A COPIA E LEITURA DO TEXTO RESPONDA ÀS QUESTÕES. DEIXE 3 LINHAS ENTRE AS PERGUNTAS

1. O que é a Lua?

2. A Lua tem luz própria?

3. Quantas e quais são as fases da Lua?

4. Quantos dias dura cada fase da Lua?

5. Quantos dias a Lua leva para completar todas as fases?





segunda-feira, 4 de maio de 2020

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS Nº 13


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS Nº 12


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS Nº 11


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS Nº 10


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS Nº 9


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS Nº 8


LINGUA PORTUGUESA - 3º ANO - SP 04/05/2020

Banner Sinais de Pontuação (Ref.:will992) - Amo Adesivo     
EXERCITANDO:

30 Atividades com Sinais de Pontuação para Imprimir - Online ...


CIÊNCIAS - 3º ANO - SP. 04/05/2020

SERES VIVOS

Todo ser vivo necessita da interação ecológica e dividem-se pelas
características de cada um. Devemos respeitar os espaços de cada
um. Eles podem ser:
Biótico - são os seres vivos ou seja, que nasce, cresce, reproduz e morre
EX: animais, peixes, etc.
Abiótico - são os seres não vivos mas que fazem parte da nossa natureza
EX: terra, água, pedras, etc.

EXERCITANDO O CONHECIMENTO
Preencha o quadro abaixo fazendo um X nas características de cada animal:

ANIMAL        PÊLOS     PENAS     ESCAMAS     2 PATAS     4 PATAS    VOAM
cachorro
tucano
cavalo
gato
baleia
tartaruga
morcego
águia
canguru
urso
papagaio


AGORA CONTINUANDO A AULA DO DIA 29/04 SOBRE:
POPULAÇÃO BRASILEIRA E SUA DIVERSIDADE

Já sabemos que nossa população é bastante misturada ou seja, miscigenada.
Vamos nos atentar hoje, a população INDÍGENA
Após ter assistido a aula, sabemos que recebemos muitas heranças e
influencias dos povos indígenas

Você conseguiria citar 5 produtos que recebemos de herança deles?
(comida, cultura, artesanato, utensílios, etc)
Pode consultar e conversar com o papai ou a mamãe.
1. _______________________
2. _______________________
3. _______________________
4. _______________________
5. _______________________

MATEMÁTICA - 3º ANO - SP. 04/05/2020

Trabalhando com UNIDADES DE MEDIDA E MEDIDAS

Relembrando, elas podem ser:
comprimento (metro e centímetro),
peso (quilo e grama),
capacidade (litro e mililitro).

EXERCITANDO:
1) Escreva 5 objetos (coisas) que compramos por metro:
________________    ___________________   __________________

              ___________________     _________________

2) Utilize sua régua e meça:
Altura da cadeira em que esta sentado: _____________________
Largura do assento de sua cadeira: ___________________
Comprimento do seu caderno: _____________________
Comprimento do seu lápis: __________________
Largura do seu livro Emai: ____________________
Comprimento do braço da mamãe ou do papai:__________________
Sua altura: ________________________

3) Pegue seu livro EMAI e faça as paginas 26, 27 e 28


PORTUGUÊS 4º ANO - GÊNEROS TEXTUAIS



FAÇA ESSA ATIVIDADE INTEIRA EM SEU CADERNO: ESCREVA O POEMA E RESPONDA AS QUESTÕES.


Poema: O CADERNO

                                                                       (tOQUINHO E VINICIUS DE MORAES)


Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco
Até o bê-a-bá
Em todos os desenhos
Colorido vai estar
A casa, a montanha.
Duas nuvens no céu
E um Sol a sorrir no papel

Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel

Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel

E você vai rasgar meu papel
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer

Só peço a você
Um favor se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer

APÓS A LEITURA E ESCRITA, RESPONDA ÀS QUESTÕES:


1- Identifique os pares de rimas presentes.

2 – Quem é o personagem principal do texto?

3 – Se o seu caderno pudesse falar, o que você acha que ele lhe diria?

4 – E você, o que responderia para ele?

5 – Por que o caderno “sofre” nas provas bimestrais com o dono?

6 – Por que você acha que o Caderno pede para não ser esquecido num canto qualquer? Será que acontece isso? Você tem seus cadernos dos primeiros anos escolares?

7 – Narrador é quem conta uma história, no texto, quem é o narrador?

8 – Para você como o caderno pode ser um confidente fiel?




MATEMÁTICA 4º ANO - EMAI





DATA: 04.05.2020 – RESPONDER NO EMAI 

NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR A DATA NA PARTE  SUPERIOR DA PÁGINA

SEQUENCIA ,  PÁGINAS 24 E 25 




sexta-feira, 1 de maio de 2020

CRONOGRAMA DE ENTREGA DOS NOVOS KITS - EFAI E EFAF - MAIO

ATENÇÃO

Precisamos garantir que você tenha o material em mãos, porém o mais importante é garantir também a sua segurança. Por isso é fundamental que sejam respeitados os horários para que não haja aglomerações. 

Temos que respeitar o distanciamento social.

Alunos, ou seus responsáveis poderão retirar o material, desde que estejam com o documento de identificação.

Grato: R.A.


*ATENÇÃO: Instruções

SENHORES PAIS E RESPONSÁVEIS Orientar nossos alunos a entrar no Blog da E. E. Rodrigues Alves diariamente e fazer as atividades proposta...